Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

Descubra como começar a programar

Foi-se o tempo em que, para se tornar um programador, você precisava passar vários anos sentado em alguma sala de aula nas faculdades de Computação, Engenharia de Software ou outros cursos na área de Tecnologia da informação. Com as facilidades da internet, entrar no universo da programação nunca foi tão fácil.

Seja por hobby ou para ingressar no mercado de tecnologia, essa atividade desperta a atenção de pessoas que têm o desejo de experimentar novas formas de estudar computação. E, com tantas informações sobre o assunto, é normal que você tenha dúvidas sobre como começar a programar. Por isso, separamos algumas dicas para quem quer aprender do zero. Siga no texto para saber mais.

mulher programando

Antes de descobrir por onde começar a programar você precisa entender o conceito de programação.

O que é programação?

Em um sentido bem simples, a programação funciona como uma espécie de instrução humana que, passada para a máquina, determina como ela deveria agir e se comportar. Assim, o computador, o web site, jogos eletrônicos e mesmo os robôs responsáveis por montar carros podem receber, manipular e armazenar dados que são transmitidos para eles através de códigos para, finalmente, realizar operações que produzem determinadas respostas.

Isso é possível através de algumas etapas: durante a primeira, focada na investigação, você deve definir os objetivos, motivos e o problema por trás do programa que deseja desenvolver. Já a segunda etapa, que é concentrada no algoritmo, passa por entender como traduzir o que você precisa para a linguagem da programação. E a última, que tem como objetivo a codificação, consiste em usar uma linguagem para transformar o fluxograma resultante dos passos anteriores em um programa.

Por que aprender a programar?

Existem uma variedade de motivos que podem responder essa questão. Seja pelo mercado de trabalho promissor ou pelos salários interessantes, para conseguir gerenciar seu próprio blog, criar sites ou jogos e, até mesmo, por nenhuma explicação específica, além da vontade de aprender uma nova atividade. 

Além disso, a programação ainda tem a vantagem de não demandar deslocamento, uma vez que tudo o que você precisa para aprender o ofício encontra-se no seu computador. Também não existe uma idade específica para que você possa começar seus estudos, basta se interessar! Existem, inclusive, cursos de programação para crianças. 

adolescente programando

Programação é a escrita de uma série de instruções que serão lidas e interpretadas por um computador.

Linguagens mais comuns da programação

De modo geral, as linguagens da programação são aqueles comandos ou instruções que, como já comentamos anteriormente, geram um programa. Cada uma delas possui estruturas, paradigmas de programação e regras de sintaxe próprias. 

E, antes de escolher em qual focar seu tempo de aprendizado, é importante que você saiba quais são suas opções e entenda seus fundamentos. Para isso, separamos uma lista com quatro delas que podem te ajudar a definir esse primeiro passo.

Java

Lançada em meados dos anos 90, a Java hoje é umas das linguagens mais procuradas por iniciantes e uma das mais eficazes na criação de programas.

Dentre as suas características estão a adaptabilidade, uma vez que pode ser executada em diversos computadores, sistemas operacionais e IDEs (ou ambiente de desenvolvimento integrado) com licença gratuita.

Phyton

Boa parte das pessoas que se interessa por programação já se perguntou ou precisou pesquisar algo parecido com: “como começar a programar em Phyton?”. Isso acontece porque essa linguagem coroa o ranking das mais usadas por programadores.

Dentre as suas qualidades, estão a sintaxe moderna, que incentiva a maior produtividade e a flexibilidade, uma vez que permite o desenvolvimento desde cálculos básicos até inteligências artificiais.

PHP

A PHP (ou PHP: Hypertext Preprocessor) é uma linguagem que, mesmo servindo para um propósito geral, é mais utilizada para o desenvolvimento web. 

Algumas de suas principais vantagens são: o fato de ela ser bem simples e de baixo custo, além de poder ser integrada em um arquivo HTML.

GO

A GO é uma linguagem de programação de código aberto criada pela Google, com a finalidade de resolver os problemas de complexidade da clássica linguagem C, linguagem criada em 1972.

Considerada a versão do século XXI da C, ela ganha pontos por sua simplicidade, pelo foco em produtividade e por ser amistosa para desenvolvedores que nunca tiveram contato com outras linguagens.

O que vai ser esperado

Apesar de o recomendado ser que iniciantes foquem em uma dessas linguagens, é fundamental que você entenda que, para conseguir competir no mercado de trabalho, a versatilidade é de extrema importância. Por isso, expanda sua cartela de conhecimentos sempre que possível.

notebook de programador

A versatilidade é extremamente importante para um desenvolvedor.

Onde aprender a programar?

Com a linguagem definida, o próximo passo para quem quer começar a programar do zero é identificar algum curso, livro, podcast ou canal no Youtube que possa funcionar como uma mentoria nesse processo.

Nesse passo, é importante que você identifique o seu perfil de estudante. Isso porque, se você se considera um aluno do tipo mais autodidata e autônomo, apenas livros e vídeos mais introdutórios podem te dar aquele empurrãozinho teórico inicial e, talvez, não seja necessário fazer grandes investimentos para aprender a programar. 

Agora, se você aprende melhor seguindo exemplos ou sente que precisa de um professor que esteja pronto para responder as suas dúvidas e precisa de alguma rotina para manter a sua constância, é bem provável que a sua melhor opção seja procurar algum curso completo, seja ele gratuito ou pago.

Outra dica interessante é procurar opções indicadas por desenvolvedores da linguagem escolhida. Um bom exemplo disso é a lista de cursos e livros disponíveis no site da própria Phyton.

Como escolher um computador para programar?

E, se após entender um pouco mais sobre programação, suas linguagens e começar a programar, você decidiu que quer seguir carreira na área ou levar o aprendizado mais a sério, os próximos passos são: definir se você terá um notebook ou um PC como ferramenta de trabalho e identificar os componentes da máquina que precisam de uma atenção especial para facilitar o seu dia a dia.

Fazer um upgrade na memória RAM, trocar seu HD por um SSD e entender a hora de investir em monitor são algumas das ações que podem facilitar a vida de um programador. Mas tenha em mente que, antes de fazer qualquer compra, você deve verificar a compatibilidade dessa nova peça de hardware com o seu PC. E, com a compatibilidade verificada, aproveite para conhecer os produtos Kazuk.

A Kazuk é uma marca brasileira que une produtos de qualidade e tecnologia de ponta a preços acessíveis. Para conhecer os produtos, clique no banner abaixo!

produtos kazuk

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio