Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

Como cuidar da bateria do notebook: confira algumas dicas

Um dos diferenciais mais importantes que um computador portátil oferece é a sua autonomia de energia. Uma máquina que funciona por algumas horas sem estar ligada na tomada é uma mão na roda em vários momentos e pode facilitar muito a sua vida. 

Muitos usuários, no entanto, acabam não prestando atenção em alguns cuidados que diminuem a vida útil da bateria, fazendo com que ela tenha cada vez menos autonomia. Além disso, o conserto ou a substituição dessa peça costuma sair caro. Pensando nisso, neste texto damos algumas dicas de como cuidar da bateria do notebook. Vamos lá?

1. Não deixe superaquecer

A alta temperatura é inimiga de vários componentes de hardware do computador, sendo um deles a bateria. Além de impedir que ela alcance seu melhor desempenho, o calor excessivo acelera o processo de degradação da mesma.

Para não ter esse tipo de problema, é importante garantir que seu notebook funcione em temperaturas controladas. Certifique-se de que o cooler do PC está funcionando corretamente e considere limpezas internas para desobstruí-lo do acúmulo de sujeira.

Como cuidar da bateria do notebook

O cooler do seu notebook está limpo? Seu mal desempenho pode impactar negativamente na saúde a bateria!

Evite utilizar sua máquina, rotineiramente, em posições que obstruam suas saídas de ar: apoiar o notebook em uma almofada, por exemplo, atrapalha bastante a refrigeração. Se você trabalha com seu computador, passa várias horas do dia com ele ligado, pode ser uma boa ideia investir em uma base refrigerada. Uma base refrigerada funciona como coolers externos ao notebook e fazem com que a parte inferior do computador se mantenha na temperatura adequada.

Caso ela seja removível, é recomendado tirar a bateria do notebook quando você for jogar por horas, rodar aplicações mais pesadas ou mesmo se apenas pretender trabalhar o dia inteiro com a máquina na tomada.

2. Mantenha a limpeza 

Se o seu notebook conta com uma bateria removível, é interessante limpá-la periodicamente com o auxílio de uma flanela levemente umedecida de álcool isopropílico. Esse álcool é recomendado por não ter água em sua composição e, por isso, não acelera o processo de degradação dos metais e placas eletrônicas.

3. Evite que sua bateria se descarregue completamente

Toda vez que uma bateria se esgota completamente, seu tempo de vida útil diminui. Em geral, para evitar esse tipo de problema, os sistemas de gerenciamento de bateria fazem com que o notebook desligue antes que ela chegue ao nível 0.

De qualquer forma, é recomendado que você fique atento e recarregue seu computador sempre que o nível da bateria ficar inferior a 30%.

4. Não utilize o notebook apenas no carregador

Os fabricantes costumam indicar que você use o seu notebook de forma equilibrada, alternando entre utilizá-lo ligado ao carregador e apenas na bateria. Essa medida não apenas contribui para que o componente mantenha-se calibrado, mas também alivia o aquecimento da máquina, já que o uso constante do carregador é uma fonte extra de energia e calor.

Como cuidar da bateria do notebook

Se a sua bateria está 100% carregada, evite manter o notebook por muito tempo no carregador.

Uma das principais dicas de como não viciar a bateria do notebook é justamente essa, já que quando se faz uso constante do PC plugado na tomada a bateria acaba se acostumando e perdendo sua autonomia. 

Para saber se sua bateria está viciada, dê uma carga completa no notebook e depois utilize-o fora da tomada. Uma bateria viciada vai descarregar rapidamente por mais que tenha passado horas na tomada. Outro sintoma do “vício” são as cargas muito rápidas: se você acabou de colocar o PC no carregador e a carga já se completou, tem algo de errado acontecendo. 

5. Não guarde o notebook descarregado

Caso você pretenda ou precise deixar o notebook por algumas semanas sem usar, o recomendado é que você dê uma carga completa nele antes de desligá-lo e armazená-lo. Esse cuidado é necessário porque, mesmo desligado, o componente vai despender energia com o tempo e é importante que ele tenha o máximo de reserva possível para que não descarregue completamente, o que se enquadra em nossa terceira dica.

6. Atente-se às configurações de energia

Já falamos bastante de dicas que envolvem os hardwares do PC, mas também temos uma dica mais relacionada à parte de software. Você pode fazer algumas alterações nas configurações de energia do computador que podem colaborar bastante na preservação da saúde da bateria.

Via de regra, quanto menos a sua bateria precisar se esforçar, mais tempo de vida útil ela terá. Acessando as configurações de energia do computador, você pode diminuir, por exemplo, o tempo que a tela demora para se apagar em caso de inatividade. 

Algumas opções já sugeridas pelo sistema, como o de “Economia de energia” do Windows já altera automaticamente as configurações, reduzindo níveis de brilho e a execução de aplicativos que não estão em uso, por exemplo. 

Essas reduções de desempenho fazem com que sua bateria precise trabalhar menos e tenha sua saúde preservada. 

7. Utilize apenas carregadores confiáveis

O barato pode sair bem caro e aquele carregador que você comprou baratinho pode te custar a sua bateria! Certifique-se de utilizar acessórios de fornecedores confiáveis e com as especificações corretas para o seu notebook.

Ao adquirir uma nova fonte de bateria, compare a voltagem dela com a de seu antigo carregador. Esse valor deve ser igual ou muito próximo, porque a voltagem do carregador original da sua máquina é a mais recomendada para o seu melhor funcionamento.

Procurando um carregador novo? Conheça as opções de fonte Kazuk, uma marca brasileira de peças de hardware de alta qualidade!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio