Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

Como editar vídeos: dicas para principiantes

Com a popularização de redes sociais como YouTube, Instagram e TikTok, o processo de edição de vídeos tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. 

Seja para criar conteúdo pessoal para as mídias digitais ou até mesmo impulsionar a divulgação de um negócio, conhecer conceitos e técnicas da linguagem do audiovisual é fundamental. Pensando nisso, preparamos um guia com dicas preciosas para quem quer aprender como editar vídeos. Boa leitura!

Por que aprender a editar vídeos?

A edição de vídeos permite criar inúmeros tipos de conteúdo, para diferentes plataformas. Materiais voltados para as redes sociais, institucionais e artísticos são apenas algumas das muitas possibilidades.

Saber como esse processo funciona ajuda a entender qual a melhor forma de montar seus vídeos, de modo que eles atendam aos objetivos desejados entretenimento, instrução ou divulgação, por exemplo.  

Vale a pena destacar também como o apelo visual é significativo ao captar a atenção das pessoas, um ponto positivo para os vídeos. Seja na internet ou nos meios de comunicação mais tradicionais, como a TV, é possível observar como essa linguagem funciona bem para contar histórias, apresentar produtos ou serviços e gerar empatia.

pessoa editando vídeo no notebook

Editar vídeos pode te ajudar a passar mensagens por meio de recursos visuais.

Outro aspecto importante e que mostra como é relevante desenvolver a habilidade de edição de vídeos é a expansão do mercado audiovisual brasileiro. Segundo o Banco Central do Brasil, somente em 2018, o setor gerou R$ 26,7 bilhões em receita para o país. 

Primeiros passos para edição de vídeo

Editar um vídeo é um processo repleto de etapas. Para te dar um ponto de partida, separamos algumas informações importantes e que devem ser levadas em consideração para qualquer tipo de produção. Confira:

Defina os objetivos 

Antes de começar a editar propriamente o vídeo, é preciso entender qual mensagem se pretende passar com ele

Pode ser que a intenção seja transmitir um conhecimento, como em um tutorial, ou então produzir um conteúdo engraçado, como os memes do TikTok. 

Além disso, vale a pena pensar qual é o sentimento que se quer gerar no público que vai assistir o vídeo. Em um material com apelo emocional, por exemplo, essa decisão pode influenciar na trilha sonora e na seleção de imagens. 

banner para baixar infográfico com 25 dicas para aumentar o desempenho do pc

Separe o material

Após definir quais são os objetivos do vídeo, chega a hora de começar a editá-lo. Para isso, você terá que separar o material produzido por você ou por terceiros que será usado na edição. 

Essa etapa pode ser facilitada com um procedimento chamado decupagem, que consiste em assistir ao material bruto que será utilizado para compor o vídeo, anotando quais trechos podem ser utilizados. 

Nesse momento, é possível separar também o áudio do vídeo, caso se opte por usar uma trilha sonora externa. 

Dica extra: caso a edição seja feita no computador, vale a pena reunir todo o material em uma mesma pasta, para facilitar na hora de localizar os arquivos.

Escolha o formato ideal

O formato ideal de vídeo vai depender da plataforma na qual ele será veiculado/exibido. Cada uma delas tem uma especificidade e muitas limitam a duração dos materiais. 

celular com aplicativos TikTok e Instagram

A plataforma na qual o vídeo será publicado influencia em seu formato e duração. Crédito editorial: Koshiro K/Shutterstock.com

Se a intenção for produzir um vídeo com uma crítica de cinema para o YouTube, é possível apostar em produções mais longas, de vários minutos. Já se o mesmo vídeo for produzido para o Reels, do Instagram, o conteúdo terá que ser condensado em apenas 30 segundos.

As referências são outro elemento importante na hora de escolher o formato do vídeo. Assistir a vídeos sobre a mesma temática que se quer produzir ou feitos para a mesma plataforma de veiculação ajuda a ter ideias para a edição. 

Como editar vídeos no celular

Os apps de edição de vídeo permitem montar produções audiovisuais diretamente no celular. A maioria deles conta com funções básicas, como cortar as cenas, adicionar transições e mixar áudios. Em quase todos os aplicativos, há funcionalidades gratuitas e também pagas.

mulher editando vídeos no celular

É possível editar vídeos de forma simples e descomplicada pelo celular.

Uma alternativa bem popular é o Inshot. Disponível para Android e iOS, o app permite criar filmes com fotos, músicas e vídeos. Ele conta com funções de corte, desfoque, transição, adesivos e texto. 

O KineMaster é outro aplicativo que costuma agradar quem edita vídeos pelo celular. Algumas de suas funcionalidades são colocar música em vídeo, efeitos especiais, edições de cor e corte de imagens.  O app tem versões para Android e também iOS.

Como editar vídeos no PC

Se a intenção for realizar uma produção mais elaborada ou profissional, o ideal é editar o vídeo no computador. 

Os softwares para PC dão mais agilidade ao processo de corte e permitem dar um tratamento mais refinado tanto para as imagens como para o som do vídeo. 

pessoa editando vídeo no computador

Os computadores ajudam a editar vídeos mais elaborados.

Na maioria deles é possível realizar tratamento de cor, utilizar linhas de edição para sobrepor imagens e áudios, além de tocar mais de um projeto de edição ao mesmo tempo. 

As opções mais conhecidas de software de edição para computador são pagas os programas Adobe Premiere Pro e Vegas Pro. No entanto, há alternativas gratuitas que também funcionam bem, como Shotcut e Lightworks.

Passo a passo 

Agora que você já sabe como se começa um processo de edição de vídeo, veja algumas instruções que poderão te ajudar a realizá-lo de maneira eficiente. 

homem editando vídeo com dois monitores

Praticar a edição de vídeos é um aspecto fundamental para aprimorar as habilidades.

Importe os arquivos

A importação dos arquivos é a etapa inicial da edição do vídeo. Ela consiste em adicionar as imagens e os sons que serão utilizados na montagem ao software ou app. 

Para isso, você precisará geralmente procurar os arquivos no acervo do computador ou celular e levá-los para a “galeria” do programa que estiver utilizando. 

Defina o áudio

Essa é uma etapa crucial ao montar um vídeo. Escolher qual será o tipo de áudio ao editar um material pode influenciar completamente o resultado e também a percepção das pessoas a respeito dele. 

Por isso, pense se você irá optar por manter o áudio original, se vai combiná-lo com músicas e outros sons, ou se pretende utilizar uma trilha sonora somente musical, por exemplo. 

Se decidir por ter uma música como trilha de fundo do vídeo, você poderá realizar os cortes do vídeo de acordo com as batidas da música, por exemplo. 

computador com player de áudio

O áudio ajuda a dar o tom desejado ao vídeo.

Selecione trechos importantes

Mesmo com a decupagem feita, você pode selecionar alguns trechos de materiais que considera indispensáveis ou que são cruciais para que o vídeo possa ser entendido. 

Assim, esses pedaços de material podem funcionar também como um norte para a sua edição. 

Organize a sequência

Com o áudio e as partes imprescindíveis do vídeo definidas, é hora de organizar a sequência do vídeo. A linearidade é importante para que as imagens façam sentido quando combinadas e também ajuda a passar a mensagem que se pretende com a produção. 

Pode ser que algumas imagens não funcionem de primeira com a sequência imaginada, mas isso pode ser ajustado com cortes, intercalando com trechos que façam mais sentido ou até com uma transição. 

homem editando vídeo no computador

A sequência dá base para todo o desenvolvimento do vídeo.

Exporte o arquivo

Após finalizar a sequência do vídeo, e se o áudio não precisar de um tratamento específico, chega o momento de exportá-lo. 

A exportação é a etapa final da produção e consiste em gerar um arquivo único, feito a partir dos cortes e áudios já combinados, por meio do aplicativo ou software. 

Se a edição for realizada no computador, alguns dos principais formatos de exportação são .mp4 e .avi. 

Técnicas básicas

linhas de edição de software de vídeo

O software para edição de vídeos possibilita criar sequências de imagens e áudios como quiser.

Na edição de vídeos, existem algumas funcionalidades básicas, que estão presentes na maioria dos programas. Elencamos exemplos a seguir:

Corte

O corte consiste em separar trechos de vídeo para serem utilizados de acordo com a necessidade ou objetivo traçado

Com essa função, você pode determinar o momento em que deseja que a imagem comece e termine. 

Transições

As transições são outra funcionalidade muito utilizada no processo de edição. Elas podem ser clássicas, como os famosos fade in e fade out, ou mais criativas, como colocar memes em vídeos.  

Esse recurso existe fundamentalmente para trocar de uma imagem para outra sem um corte abrupto ou então de uma forma cômica, como no exemplo citado acima. 

Há também as transições de áudio, disponíveis em muitos programas, que permitem deixar a mudança de um som para outro mais suave.

homem editando vídeo em casa

As transições ajudam a alternar as imagens de maneira mais amena.

Legendas

As legendas são um recurso importante quando se está editando um vídeo. Elas ajudam a torná-lo mais acessível, para pessoas com deficiência auditiva, por exemplo, e também a suprir momentos nos quais o áudio não está completamente compreensível. 

Outro uso muito difundido das legendas é para traduzir áudios que estão em outro idioma. 

Para criá-las normalmente é preciso utilizar a ferramenta de texto dos programas de edição e marcar qual o momento de entrada e saída do áudio que será transcrito, a fim de digitá-lo na imagem. 

Editar vídeos não é tão difícil quanto parece. Conhecendo os recursos disponíveis nos programas e utilizando-os de maneira que se adequem aos conceitos de linguagem audiovisual, fica mais fácil de conquistar os resultados esperados. 

Já que você chegou até aqui, que tal conferir produtos que te ajudarão a incrementar seu PC ou notebook? Clique no banner abaixo e visite o site da Kazuk!

banner para conhecer produtos Kazuk

Crédito editorial da imagem de capa: Wachiwit/Shutterstock.com

Comentários

  1. alex rocha disse:

    Bom dia , o conteúdo esta bom, mais precisar saber como coloco a minha placa h55 que comprei pra ligar sozinha ao restaurar a energia, já procurei esta função no bios e não encontrei. Grato

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio