
Dicas
4 min
Emergências acontecem, e é preciso estar preparado para elas. Com tecnologia, não é diferente: por mais de qualidade que um computador seja, algum problema repentino pode causar dores de cabeça, como perda de dados importantes para o trabalho ou estudos.
Por isso, manter uma rotina de backup é muito importante. Além da prevenção, essa ação é necessária ao formatar a máquina, garantindo que seus dados estarão salvos para a recuperação posterior.
Para te ajudar nessa tarefa, ensinaremos como fazer um backup completo do seu computador, utilizando diferentes ferramentas e técnicas. Para conferir, continue a leitura!
Antes de fazer um backup completo, é preciso analisar a necessidade. Nesse modelo, são salvos absolutamente todos os dados do armazenamento interno, gerando arquivos pesados e, possivelmente, com informações não necessárias.
Há ainda quem faça backups para formatar o computador, com objetivo de deixá-lo mais limpo e rápido. Nesse caso, também não faz sentido realizar um backup completo, visto que a ideia é diminuir a quantidade de dados.
Nessas possibilidades, vale a pena realizar um backup parcial, apenas com aqueles dados e arquivos que você precisará no futuro. Uma ideia é salvar tudo em uma pasta e gravá-la em uma mídia externa, como pendrive ou cartão de memória, ou subir na nuvem.
Se preferir fazer um backup completo mesmo assim, antes de começar o processo, faça uma limpa manual no computador, deletando dados e desinstalando aplicativos desnecessários, assim diminuindo o peso dos arquivos.
Uma das maneiras mais simples de fazer um backup completo do computador é utilizando as ferramentas nativas do Windows, que dispensam a instalação de programas de terceiros.
O backup do Windows pode ser usado tanto para salvar todos os arquivos quanto para apenas algumas pastas. Sua grande vantagem é ser um programa para fazer backup automático, fazendo com que o sistema salve os arquivos em intervalos programados, garantindo a segurança dos dados.
O processo é bem simples. Aperte as teclas Windows + I para abrir as configurações do computador e selecione a opção Atualização e Segurança. Na nova janela, clique em Backup no menu lateral.
Janela de backup.
Com o pendrive, HD externo ou cartão de memória já conectado no computador, clique em Adicionar uma unidade e selecione o sistema de armazenamento. Agora, clique em Mais opções para configurar o processo.
Na nova janela, selecione de quanto em quanto tempo o Windows deve realizar o backup e quais pastas devem ser salvas. Feito isso, o sistema operacional já vai começar o processo, seguindo as regras que você selecionou.
Outra opção é utilizar um programa para fazer backup, que pode oferecer alternativas mais avançadas do que a ferramenta nativa do Windows. Confira algumas opções gratuitas:
Ferramenta simples, completa e gratuita, o Cobian Backup é uma ótima alternativa para realizar a tarefa. Com ele, é possível criar cópias de segurança completas, diferenciais e incrementais. Além disso, você pode criptografar e agendar os backups, aumentando a segurança e comodidade do processo.
O Cobian Backup é uma boa opção de ferramenta gratuita e segura.
Outra boa ferramenta para fazer um backup completo da sua máquina, o PureSync é muito simples de ser usado. Além de realizar backups, é possível sincronizar pastas automaticamente, sendo que ele reconhece quando uma unidade externa é conectada e já oferece as suas opções.
Com opções gratuitas e pagas, o SyncBack é um programa completíssimo para backups. Com ele, é possível fazer backups completos ou parciais, com criptografia e agendamentos. As opções pagas ainda permitem realizar o processo em servidores externos, o que o torna indicado também para empresas.
Uma opção simples é realizar o backup na nuvem. Ferramentas como Google Drive e Dropbox já contam com opções para realizar backups automáticos, o que facilita muito o processo.
O impasse é que, dificilmente, o backup completo será possível com os planos gratuitos. Por isso, caso deseje utilizar essa opção, esteja preparado para desembolsar um certo valor. Ambos programas realizam a cobrança mensal, em um sistema de mensalidade.
Agora que você já sabe como fazer backup completo de sua máquina, está pronto para manter seus dados seguros!
Quer mais dicas de informática? Assinando a nossa newsletter, você receberá novos conteúdos diretamente em seu e-mail. Preencha o formulário abaixo e faça parte de nosso clube!
quero fazer bekap no meu notebook lenovo para deixá-lo como veio de fabrica
Obrigado pelo contato, Edson!
Aconselho a buscar auxílio de um técnico especializado no assunto, Orlando. Não podemos nos comprometer com essas questões.
Qualquer coisa, estamos à disposição! Att.
Gostei muito do artigo. Minha necessidade é fazer backup de mais de uma máquina em mais de um hd externo em uma mesma rede. O que vc sugere além disso p gerenciar esse tipo de back up. Obrigado
Olá, obrigado pelo contato!
Aconselho a buscar auxílio de um técnico especializado no assunto, Orlando. Não podemos nos comprometer com essas questões.
Qualquer coisa, estamos à disposição! Att.
Boa noite, gostei de explicação, ficou de fácil entendimento, só fiquei com uma dúvida. Com o Backup completo eu copio o Windows também, com chave de acesso tudo? Pq da pergunta, gostaria de colocar uma HD com maior armazenamento e copiar tudo a HD de menor armazenamento. Desde já muito obrigado e parabéns pelo serviço prestado.
Éder, boa tarde. Obrigado pelo contato. Neste caso o post fala sobre backups de arquivos, não clone do HD, portanto, apenas os dados seriam salvos, não o Windows e sua chave. Para salvar o Windows é necessário clonar o HD antigo com o novo mas, mesmo assim, é recomendado ter a licença salva ou, se digital , não deve haver problema.
Espero ter ajudado. Qualquer coisa estamos a disposição.
Att.