Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

Como instalar SSD em notebook?

Os SSDs estão cada vez mais populares, e não é por menos. Antes um componente custoso, hoje em dia é possível encontrar diversas opções de SSDs acessíveis.

As vantagens do sistema são muitas. Eles podem ser até 10 vezes mais rápidos que HDs comuns e mais seguros, visto que não há um disco em seu interior, evitando que batidas e outros acidentes destruam os dados. Dessa forma, podem ser muito úteis em computadores que estão lentos.

Todos esses pontos provam que possuir o componente vale muito a pena, não é mesmo? Para te ajudar, preparamos um guia sobre como instalar SSD em notebook. Continue a leitura para conferir!

Trocando o armazenamento principal

Existem duas formas de fazer a instalação de SSD no notebook: substituindo a principal forma de armazenamento do computador ou adicionando como um sistema extra. Nesse tópico, lidaremos com a primeira, ensinando como trocar o HD da sua máquina por um SSD.

Antes de começar, lembre-se que tutoriais técnicos, que envolvem hardware, devem ser seguidos apenas por pessoas com conhecimentos suficiente, pois envolvem peças sensíveis. Se não sentir-se seguro para fazê-lo, a melhor recomendação é procurar por uma assistência técnica de sua confiança.

Materiais necessários

A instalação requer poucos materiais: apenas chaves de precisão, encontradas facilmente em lojas de ferramentas por um preço baixo e que serão usadas para abrir as estruturas do notebook, e o SSD.

Processo

Antes de começar, é muito importante realizar um backup completo do notebook. Assim, caso ocorra algum problema, você não perde nenhum dado.

No Windows 10, criar um backup é bem fácil. Depois de conectar algum sistema de armazenamento com capacidade suficiente para criá-lo, como um pendrive, cartão SD ou outro de sua preferência, aperte as teclas Windows + I para abrir as configurações do computador. Em seguida, clique em “Atualização e Segurança”, selecionando a opção “Backup”.

Como instalar SSD em notebook - backup

Sessão de backup no Windows 10.

Agora, basta selecionar a opção “Adicione uma unidade”, escolhendo seu armazenamento para backup e seguindo as instruções na tela.

Alternativamente, é possível utilizar uma ferramenta de clonagem do HD, que copia todos os dados, incluindo o sistema operacional. Um programa conceituado para tal é o Macrium Reflect.

Com o backup feito, é hora de começar a troca, de fato:

  • Deixe a bateria descarregar completamente, ou a retire, para evitar curtos.
  • Comece retirando o tampo do notebook, utilizando as chaves de precisão.
  • Ache o HD e desconecte-o com cuidado dos cabos de energia e transmissão de dados.
Como instalar SSD em notebook - conector do hd

Conector do HD de notebook.

Em alguns casos, o HD fica posicionado em uma espécie de gaveta parafusada. Se essa for a sua situação, basta desparafusar utilizando a chave de precisão e retirar a peça.

A próxima etapa é ligar os cabos e encaixar o SSD no local ou no suporte para armazenamento. No segundo caso, parafuse com cuidado, verificando se todos os parafusos foram posicionados corretamente, e encaixe no local.

Feito isso, basta recolocar o tampão e parafusar, e a troca está pronta! Recupere o backup no SSD e use normalmente.

Erros comuns

Um problema comum é o notebook não reconhecer o SSD. A solução mais rápida é acessar a BIOS do PC – seu caminho difere de acordo com fabricante e modelo, mas é comum que seja apertar alguma tecla de função (F2, F10, F12) ou Esc – durante a inicialização.

Pode ser que a porta SATA não esteja ativada. Nesse caso, procure pela aba de drivers, que pode variar de acordo com a marca, e procure pelo dispositivo SSD, identificando pela capacidade de armazenamento dele.

Habilite a porta selecionando a opção ON, salve as alterações e reinicie. O problema deve ser resolvido!

Caso o SSD nem apareça na lista, pode ser que você tenha conectado algum cabo erroneamente. Se for isso que está acontecendo, repita o processo para verificar se há algo errado na instalação.

Substituindo driver óptico

O driver óptico, utilizado para leitura de CDs e DVDs, não é mais tão comum em modelos recentes de notebooks. Porém, caso o seu possua um e não seja importante para o seu uso, é possível trocá-lo por um outro sistema de armazenamento.

Novamente, evite fazer o processo caso não tenha segurança em suas habilidades manuais com tecnologia. Para esse grupo, é mais seguro contratar serviço de uma assistência técnica.

Materiais necessários

O material mais importante é um adaptador de DVD para HD ou SSD para notebooks, conhecido também como Caddy. Procure pelo dispositivo compatível com o driver óptico atual, que pode ter 9,5 mm ou 12,7 mm de espessura.

Além dele, tenha em mãos o dispositivo e chaves de precisão.

Processo

Comece deixando a bateria descarregar completamente, ou a retire, para evitar curtos. A maioria dos modelos possui um parafuso específico para o driver óptico, então vale buscar a informação sobre onde ele se posiciona com a fabricante. Entretanto, é comum que seja o parafuso mais próximo do driver, no meio da máquina.

Puxe gentilmente a entrada de DVD e o componente deve sair inteiro. Essa parte da entrada, com um botão para ejetar CDs e DVDs, deve ser desparafusada com a chave e retirada com a ajuda de uma espátula para ser reutilizada no adaptador de SSD para notebook (Caddy).

Com a peça retirada, parafuse-a no Caddy. Agora, é só adicionar o SSD, parafusá-lo para garantir que permaneça firme, inserir no notebook e parafusar o driver que foi retirado lá no início.

Se prefere um exemplo visual, confira o tutorial produzido pelo canal RBTech:

Erros comuns

Em alguns casos, pode ser que haja alguma incompatibilidade de uso do SSD no driver. Nessa situação, a solução é instalar o SSD no local do sistema principal de armazenamento, realocando o HD para o Caddy.

Além disso, caso o PC não reconheça o SSD, pode ser que a instalação não esteja correta. Retire o driver e verifique se todos os parafusos estão bem colocados e tente novamente.

Aprender como instalar SSD em notebook é um ponto importante para deixar a máquina mais rápida, mas lembre-se de escolher um componente de qualidade. A Kazuk fabrica SSDs com ótimo custo-benefício, garantia de 12 meses e suporte 100% nacional.

Se interessou? Clique no banner e conheça os modelos!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio