Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

Computador para home office: como melhorar o seu

Quem nunca teve problema com um computador lento ou travando? Se você está passando por isso agora, a boa notícia é que é possível melhorar a performance da sua máquina trocando algumas peças de hardware e, assim, resolver alguns desses problemas.

Com a necessidade de isolamento social advinda da pandemia, muitas empresas precisaram se adaptar para o modelo de trabalho remoto. Sabendo que um computador eficiente faz toda a diferença na rotina de trabalho, trouxemos, neste post, dicas de como melhorar o seu computador para o home office. 

Comece com uma desfragmentação de disco

Quando você compra um computador novo, ele está no auge de seu desempenho e velocidade – mas é comum perceber que, ao longo do uso, ele comece a ficar mais lento. Vários fatores podem impactar nisso, é claro, mas talvez o problema ainda não esteja na memória ou no processador e sim no sistema operacional.

À medida em que utilizamos os computadores, criamos uma infinidade de arquivos que vão sendo armazenados pelo sistema em locais diferentes e que, com o tempo, vão deixando o software confuso e lento. A desfragmentação é como uma faxina interna, que reorganiza todos os seus programas e documentos no disco rígido, de forma que seu manejo se torne mais fácil para a máquina.

Sabendo disso, o Windows já disponibiliza em seus sistemas um desfragmentador de disco. É altamente recomendado que você execute essa ação com uma certa frequência, idealmente de três em três meses.

Se atente à memória RAM

A memória RAM impacta diretamente no funcionamento da sua máquina: essa memória de curto prazo é utilizada toda vez que você abre um novo aplicativo, edita um documento ou navega na web. Se você tem um problema com uma máquina lenta, são grandes as chances desse problema estar passando pela memória RAM: um computador com pouca memória não tem como te oferecer um bom desempenho.

Para começar é importante descobrir qual é o volume de memória instalado em seu sistema. Em seguida, entender se ele é compatível com os programas que você utiliza e tem instalados. Para obter essa informação, basta acessar as informações de sistema do seu computador ou notebook.

Antes de pensar em trocar o hardware você pode tentar fazer algumas limpezas de memória. Reiniciar o computador entre os usos pode ser mais efetivo do que parece. Ao passar pela reinicialização a memória RAM volta ao seu estado mais limpo, pois todos os dados de curto prazo são apagados.

É recomendado também acessar o gerenciador de tarefas para entender quais são os programas que estão inicializando em conjunto com o computador e podem estar consumindo memória RAM desnecessariamente. Encerrando esses programas, você libera memória. 

A limpeza dos arquivos temporários do computador e dos arquivos temporários de programas também pode ajudar a melhorar o desempenho e abrir espaço na memória.

Upgrade de memória ram pode melhorar seu computador para home office

Um upgrade de memória RAM pode melhorar muito o desempenho do seu computador

É possível que mesmo depois desses testes e recomendações o seu computador continue lento, e pode ser porque o nível de memória está realmente baixo. Nesses casos, o indicado é investir em uma nova memória que, desde que seja compatível com a placa-mãe, aumentará o desempenho do computador instantaneamente. 

Repare no sistema de arrefecimento

Quando o processador atinge temperaturas muito elevadas, ele precisa reduzir sua frequência para se resfriar. Investir em um novo cooler pode melhorar o desempenho da sua máquina sem implicar em um grande gasto. 

Computador para home office

O sistema de arrefecimento impacta no desempenho do computador

Faça um upgrade de SSD

O SSD é uma versão mais moderna do HD, servindo para armazenar arquivos. Entre outras vantagens, os SSDs oferecem maior velocidade, pois são compostos por chips de memória flash, onde os dados são guardados. Essa tecnologia acelera consideravelmente o desempenho do seu computador. 

Já considerou adquirir uma memória SSD? Ela pode deixar seu notebook mais rápido

Os SSDs Kazuk possuem a interface SATA, compatível com praticamente todos os desktops e notebooks. Dê uma olhada e escolha a sua!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio