Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

Tipos de memória: as diferenças entre DDR3 e DDR4

A tecnologia evolui tão rápido que, às vezes, fica difícil acompanhar. Quem não tem tanta familiaridade com as peças de hardware necessárias para montar um computador pode se sentir perdido ao ouvir falar em tantos termos, nomenclaturas e modelos diferentes. 

Apesar da maioria das pessoas que utilizam um computador fazerem ideia da importância da memória RAM para o seu funcionamento, muitos ainda têm dúvidas em relação à sua exata função e à diferença entre as opções disponíveis. Siga conosco neste texto que vamos explicar as diferenças entre DDR3 e DDR4, dois tipos de memória RAM, logo após uma rápida contextualização sobre essa peça. 

Qual é a função da Memória RAM?

Antes de começarmos a falar sobre os diferentes modelos, é importante dar uma rápida refrescada na (nossa) memória e lembrar o que exatamente faz a memória (do computador). A sigla RAM significa, em inglês, “Random Access Memory” que, quando traduzido, significa Memória de Acesso Aleatório

Isso quer dizer que a memória RAM serve para guardar as informações rápidas e aleatórias que a sua máquina precisa para executar todos os comandos e cumprir as funções necessárias. Esses dados só ficam na memória temporariamente, durante o tempo em que precisam ser acessados e organizados em chips que são capazes de ler e escrever informações. 

Quando você dá algum comando à sua máquina, como, por exemplo, clicar para abrir um arquivo, um processo é iniciado pela CPU, que envia à memória RAM as ordens de escrita e leitura das informações necessárias. 

As memórias funcionam, portanto, como bolsos, nos quais você coloca os ítens importantes dos quais precisa no momento. Assim como em um espaço físico, seu tamanho é variável, e a quantidade de informações que podem ser armazenadas depende de sua disponibilidade, medida em Gigabytes. 

Quanto mais gigas disponíveis, mais dados ela consegue armazenar, ler e escrever ao mesmo tempo – o que permite que seus programas e demais ações sejam executados de forma rápida e fluida. Se o seu computador está lento e travando, uma das origens desse problema pode ser falta de espaço na memória RAM. 

O que é DDR?

A sigla DDR vem do termo em inglês “Double Data Rate”, que significa dupla taxa de transferência. Logo, essa nomenclatura indica que uma memória DDR permite que dois dados sejam transmitidos ao mesmo tempo. 

A memória DDR nasceu quando os fabricantes precisaram criar memórias que acompanhassem a evolução dos processadores, ou seja, que fossem capazes de operar com o dobro da frequência com que conseguiam operar até então.

DDR3 e DDR4

As memórias DDR foram criadas para substituir ao padrão anterior, que já se demonstrava defasado em relação aos processadores mais modernos.

Em relação às características físicas, a memória DDR possui 184 terminais metálicos contra os 168 da SDR, que era o padrão anterior. Além disso, a DDR conta com duas divisões no encaixe dos módulos, enquanto as anteriores possuíam apenas uma. 

DDR3 e DDR4

O padrão DDR3 foi a terceira evolução da tecnologia DDR, que dominou o mercado por mais de uma década. Com a taxa de transferência de dados cerca de duas vezes maior que sua antecessora, a DDR3 se tornou o padrão mínimo de memória para funcionar em processadores i7

Seguindo a mesma linha de evolução, em 2014 apareceram os modelos DDR4, apresentando outro grande avanço tecnológico. Em comparação com as anteriores, as memórias DDR4 apresentam uma maior variedade de velocidades, o que permite diversas possibilidades de configurações e diferentes faixas de preço.

Diferenças físicas

As diferenças físicas entre os modelos fazem com que a memória RAM DDR4 não seja compatível com as gerações anteriores. Enquanto uma DDR3 utiliza uma interface de 240 pinos, a DDR4 conta com 288. Esses pinos extras aumentam a largura de banda da RAM mais moderna.

Em relação à altura, a DDR4 é cerca de 1 milímetro maior que a DDR3. Outra pequena diferença é em relação à posição da lacuna entre as duas fileiras de pinos. Enquanto a da DDR4 está posicionada ao centro, a da DDR3 está mais perto da extremidade direita.

Na imagem, é possível conferir as sutis diferenças físicas entre esses dois tipos de memória RAM

Diferenças técnicas

A capacidade máxima de cada módulo de memória DDR3 é de 8G, enquanto a memória DDR4 não possui limitação de espaço. Essa característica a torna a opção perfeita para usuários gamers ou que trabalhem com edições de audiovisual, já que ela permite que os programas sejam executados de forma mais rápida. Mesmo em uma placa-mãe com apenas poucos slots de memória a velocidade será boa, pelo fato de não existir essa limitação de espaço em cada módulo.

Outra diferença importante é em relação à voltagem. A memória DDR3 precisa de 1,5 volts para ser executada, enquanto a DDR4 funciona com apenas 1,2 volts. Isso significa que, combinados ao maior desempenho, as memórias DDR4 têm maior eficiência energética, atendendo melhor os dispositivos em que a alta autonomia de bateria é um diferencial.

Diferenças de desempenho

A taxa de transferência da memória DDR3 vai de 0,80 GT/s a 2 GT/s, enquanto a da DDR4 vai de 2,13 GT/s a mais de 4 GT/s. Esses números, na prática, significam um ganho de desempenho considerável na execução de jogos e demais programas que dependem intensamente da memória, como o AutoCAD e o Photoshop

No entanto, para pessoas que fazem um uso mais leve da máquina, apenas para navegar na internet e utilizar programas de edição de texto, dificilmente essa diferença de desempenho será perceptível. É preciso entender o seu perfil de usuário para entender qual das opções faz mais sentido. 

Tabela comparativa

Parâmetro DDR3 DDR4
Características físicas Interface de 240 pinos Interface de 288 pinos
Capacidade de memória 8G por módulo Sem limitação
Consumo de energia 1,5 volts 1,2 volts
Taxa de transferência De 0,80 a 2 GT/s De 2,13 a mais de 4 GT/s

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as principais diferenças entre esses dois padrões evolutivos de memória RAM, não deixe de conferir as opções Kazuk clicando no banner abaixo! Trabalhamos com opções de memória DDR3 e DDR4 tanto para desktops quanto para notebooks.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio