Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

Fonte do notebook não carrega: o que fazer?

Notebooks são muito usados por quem precisa de mobilidade e praticidade, devido à possibilidade de usá-los em qualquer lugar, desde que estejam com a bateria carregada. Por conta disso, quando uma fonte de notebook não carrega, isso pode ser um grande empecilho.

O problema pode ter diversas causas e, por isso, deve ser analisada a situação para decidir sobre a troca ou apenas manutenção do acessório. Continue a leitura para conferir o que fazer nesse caso!

Teste a fonte em outro notebook

Antes de tudo, é necessário verificar se o problema está realmente na fonte e não no notebook. Se, ao conectar na tomada, o LED indicador da fonte acende, é possível que ela esteja funcionando normalmente.

Por isso, vale testar o componente em outro notebook. Busque por alguém conhecido que possua uma máquina similar a sua e tente carregá-la usando a sua fonte. Ao mesmo tempo, experimente usar outro carregador no seu notebook e veja o que acontece.

Caso sua fonte carregue normalmente outro notebook, e a outra não funcione em sua máquina, o problema pode estar no conector. Tente limpar a região e verifique a integridade da peça. Nesses casos, vale a pena procurar por ajuda profissional, em uma assistência técnica de sua preferência.

Verifique se o cabo de energia está com problemas

Muitas vezes, achamos que a fonte do notebook não carrega por um problema que afeta todo o componente, mas nem sempre é assim: pode ser que o problema esteja apenas no cabo de energia do dispositivo.

Fonte do notebook não carrega - cabo de energia

Muitas vezes, o cabo de energia apresenta problemas, sem ser necessária a troca da fonte por completo

Para testar se esse é o seu caso, desconecte o cabo de energia e teste um outro, compatível, no lugar. Se você não conhece ninguém com uma fonte que possua o cabo, visite uma assistência técnica e peça para fazerem o teste – em muitos casos, os profissionais realizam a ação sem cobrar nada.

Caso perceba que o problema realmente está nessa parte, a notícia boa é que o cabo de energia costuma sair bem mais barato do que a fonte completa. Você pode encontrar o componente tanto em assistências técnicas quanto em outras lojas de eletrônicos em geral.

“Fonte não reconhecida”

Se o notebook acusa que não reconhece a fonte, podendo estar até mantendo o computador ligado, mas sem carregar, pode ser que o driver da fonte esteja desatualizado.

Na caixa de pesquisas ao lado do Menu Iniciar, digite “Gerenciador de Dispositivos” e clique na opção com o mesmo nome.

fonte do notebook nao carrega - gerenciador de dispositivos

Clique em “Bateria” para expandir o menu e acesse a opção “ACPI Método de Controle de Bateria”. Na nova janela, selecione a aba “Driver” e então “Atualizar Driver”. Caso os problemas persistam, vale a pena procurar uma assistência técnica de sua confiança.

Em muitos casos, é necessário realizar a troca da peça como um todo. Afinal, as fontes não foram feitas para durar para sempre e, se você possui a mesma máquina há bastante tempo, é comum precisar trocar o componente.

A Kazuk, nova marca do mercado, oferece um vasto catálogo de modelos de fontes para notebooks. Compatíveis com as principais marcas e os modelos de notebook mais vendidos, você com certeza vai encontrar uma opção para o seu caso.

Se interessou? Clique no banner e conheça as fontes Kazuk!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio