Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

Jogar no notebook é possível?

Quando começaram a ser projetados, os notebooks eram pensados especialmente para uso profissional. Por serem menores e portáteis, seriam a opção ideal para quem costumava viajar a trabalho. Sabemos, no entanto, que hoje em dia os laptops se popularizaram muito e costumam ser a primeira opção do usuário comum.

O universo gamer também vem se tornando cada vez mais popular. Só em 2019, a indústria de games movimentou mais de 120 bilhões de dólares, com alta de 3% em relação ao ano anterior. Ela é, de longe, a maior indústria do ramo do entretenimento, e a tendência desses números é aumentar ainda mais nos próximos anos. 

Uma grande porcentagem dessa arrecadação no mundo gamer vem de plataformas mobile, mas os computadores estão em segundo lugar, superando os consoles de videogame. Muitos gamers preferem jogar em seus mais robustos desktops, mas a verdade é que a praticidade dos notebooks também fala alto, e grande parte dos usuários recorre, sim, à possibilidade de jogar neles. 

Já existem também alguns laptops gamers, direcionados a esse uso – que costumam ser mais caros. Se você tem um notebook comum e tem interesse em jogar nele, este post é para você. Vamos conversar um pouco sobre dicas, compatibilidades e otimizações. Siga conosco!

Para cada jogo, uma necessidade

É importante começar esse papo lembrando que, assim como existem diversos modelos de laptops com diferentes capacidades, existe também um grande leque de jogos. Para jogar paciência e campo minado, por exemplo, qualquer máquina serve. Quando falamos sobre a compatibilidade de notebook para jogos, estamos pensando em jogos mais pesados, que requerem mais capacidade das máquinas, como Half Life, Hitman e Mass Effect.

Para entender se um jogo vai rodar bem no seu notebook, é necessário comparar os requisitos mínimos do game com a capacidade dos seus componentes. As desenvolvedoras costumam informar, sobre cada jogo, os requisitos mínimos e os requisitos recomendados

Se seu laptop tiver os requisitos mínimos, isso significa que vai rodar – mas não necessariamente que você terá uma ótima experiência. Para que funcione da melhor maneira, o ideal é que sua máquina alcance os requisitos recomendados. 

É possível jogar no notebook

Mesmo que você não tenha um notebook gamer, é possível jogar!

Para saber quais são as especificações do seu PC, abra o painel de configurações e clique em sistema. Ali você tem acesso a níveis como espaço disponível para armazenamento e capacidade de memória RAM, por exemplo. Você também pode utilizar o site “Can You Run It” que é bastante prático: basta colocar o nome do game e ele te responde, em segundos, se ele roda no seu PC. 

Sem as configurações adequadas, a máquina pode se tornar lenta, superaquecer e se danificar, então fique atento!

Todos os jogos “mais legais” requerem um supernotebook?

Não. Se você conhece pelo menos um pouco do mundo gamer, provavelmente já ouviu falar do LOL (ou League of Legends). Esse é um jogo bastante famoso, gratuito para Windows e Mac e que possui baixos requisitos de sistema.

É possível jogar LOL no notebook

O popular LOL costuma ser um jogo compatível com computadores mais acessíveis.

Outro jogo do momento que é extremamente simples e não exige muito das máquinas é o Stardew Valley. Pode ter certeza: a indústria também está atenta em atender quem não tem condições de investir em máquinas super eficientes!

Como otimizar um notebook para jogar?

Se você possui um notebook mais simples e está pensando na possibilidade de investir na melhoria de algumas peças de hardware, temos algumas dicas. 

Um upgrade de Memória RAM, por exemplo, é uma opção para a maioria dos computadores e costuma melhorar consideravelmente seu desempenho. Para o bom desempenho da maioria dos jogos, recomenda-se uma Memória RAM de pelo menos 8GB, então o ideal é partir daí. 

Outro upgrade recomendado e que faz bastante diferença é a instalação de um SSD. Essa tecnologia de armazenamento vem em contraponto aos antigos HDs, oferecem um grande ganho de velocidade e elimina a ocorrência de falhas mecânicas. 

Lembrando: sempre que for adquirir uma nova peça de hardware, cheque todas as compatibilidades dela com seu PC. Enquanto pensa no assunto, aproveite para conhecer os produtos Kazuk

E a placa de vídeo?

Esse assunto é um pouco mais complicado, já que a maioria dos notebooks comuns possuem o formato de placa de vídeo onboard. Esse tipo de hardware, como o próprio nome sugere, é embutido na placa mãe, o que dificulta sua substituição. 

As placas de vídeo mais recomendadas para o bom desempenho de jogos são as placas offboard, e funcionam como dispositivos independentes da placa-mãe. Notebooks desse tipo costumam ser mais caros. De qualquer forma, se você estiver pensando em adquirir um novo laptop para aumentar seu desempenho com jogos, vale a pena buscar por esse diferencial. 

Em 2020, as melhores placas de vídeo para gamers são a Nvidia GeForce RTX 2080 ti e a Nvidia GeForce RTX 2060 Super. A melhor placa de vídeo intermediária é a Nvidia GeForce GTX 1660 ti.

De qualquer forma, se o investimento em um novo computador ou na substituição de uma placa de vídeo (caso seja possível) não está previsto por agora, tudo certo! Como falamos anteriormente, dá para otimizar o seu computador trocando peças de memória RAM e SSD. Confira as opções Kazuk clicando no banner!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio