
Dicas
4 min
Notion é um aplicativo de gerenciamento, produtividade, organização e planejamento que tem conquistado trabalhadores e estudantes ao longo de todo o mundo. Com uma interface simples, a plataforma permite a ordenação do workspace e a criação de notas, documentos e tarefas em um só lugar.
Siga no texto para entender as vantagens da produtividade na organização de trabalhadores, em especial os autônomos, bem como para aprender a utilizar a ferramenta.
Nos últimos meses, uma parte de profissionais das mais diversas áreas se viram obrigados a transformar suas casas em escritório e, graças a isso, passaram a entender a importância do gerenciamento de tempo e da organização de demandas para diferenciar os momentos de trabalho com os de lazer.
A organização é peça fundamental para que pessoas que trabalham em casa possam gerenciar e diferenciar o expediente dos momentos de lazer.
Além disso, a bagunça, seja do ambiente ou da sua lista de tarefas, dificulta bastante o dia a dia. Isso porque organização e produtividade andam de mãos dadas, uma vez que conhecer as suas demandas, definir prioridades e aprender a administrar as tarefas e o tempo disponível são fundamentais para executá-las no prazo e da melhor maneira.
Mais do que dicas soltas que podem ser utilizadas vez ou outra, um método é um conjunto de orientações que, por serem coerentes entre si, indicam um caminho a ser seguido, o que facilita a aplicação e modificação de hábitos desejados, bem como na eliminação daqueles considerados ruins.
Assim, apesar de não ser essencial, ter ao menos um método de organização definido pode ajudar, em especial os mais desorganizados, a fazer desta não só uma vontade que surge nos momentos mais desesperados, mas uma prática constante.
Como exemplo de métodos possíveis, podemos citar o Vida organizada, criado pela escritora e Master Trainer de GTD (ou Getting Things Done) Thais Godinho, que consiste em:
A busca pela organização tem a qualidade de vida como foco principal.
Assim, para te ajudar nessa jornada rumo a uma rotina mais organizada, o Notion entra como possível solução e, também, como uma ferramenta para manter a organização da sua rotina e demandas de trabalho.
Como já comentamos, o Notion é uma plataforma e app de organização que tem como grande vantagem a possibilidade de concentração de atividades em um único espaço. Isso porque, com ela, você pode criar tarefas, listas, base de dados e até mesmo agrupar conteúdos disponíveis em outras ferramentas, como o Word e o Evernote.
Assim como o Canva, apesar de conter opções pagas, a utilização da plataforma na modalidade gratuita possibilita o acesso a basicamente tudo o que você precisa para conseguir a tão sonhada organização no trabalho.
Porém, a maior desvantagem do Notion está no fato de que ele só está disponível em inglês, o que pode dificultar a utilização de usuários não familiarizados com a língua.
Apesar disso, o cadastro é feito de forma bastante simples. Para fazer o registro, você pode aproveitar suas contas no Google ou na Apple, além de digitar manualmente o e-mail de sua preferência. Também vale destacar que estudantes que usarem seu e-mail institucional ganham acesso de forma gratuita a opção Personal, que, para usuários comuns, custa $4 mensais (dados de maio de 2021).
Você pode fazer o seu cadastro utilizando sua conta do Google, da Apple ou mesmo o e-mail de sua preferência.
Após o cadastro, o usuário pode escolher uma lista de tarefas simples, que, como uma espécie de teste, permite que ele entenda de forma mais intuitiva o funcionamento da plataforma.
Uma das grandes vantagens do Notion é a possibilidade de personalização. Isso acontece porque o template inicial é sempre disponibilizado em branco, para que você baixe opções prontas ou mesmo acrescente informações, cores, ícone de identificação da página e design como bem entender.
Essa liberdade é fruto da filosofia da ferramenta, que preza pela autonomia dos consumidores. Assim, cada pessoa pode construir seu próprio ambiente de trabalho, fazendo com que ele se adapte às necessidades do seu dia a dia.
Block é o nome das páginas da plataforma. E, com as customizações disponíveis, elas podem se transformar em blocos de notas, planilhas, documentos de texto ou até mesmo listas de tarefas.
Além de tudo isso, o app também permite que o usuário crie e compartilhe tarefas com sua equipe de trabalho, facilitando a rotina de empresas e o acompanhamento de projetos colaborativos.
São inúmeras as possibilidades com essa ferramenta de organização que está disponível nas versões web, desktop e app.
Gostou da dica? Não perca a oportunidade de receber no seu e-mail novos textos sobre organização e tecnologia nos negócios. É só preencher o formulário abaixo e se inscrever na newsletter da Kazuk!
Crédito editorial da imagem de capa: Postmodern Studio / Shutterstock.com