Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

O que é a memória RAM e o que ela faz?

Sigla para Random Access Memory (em português, memória de acesso aleatório), a memória RAM é um componente importante de dispositivos eletrônicos – de computadores a videogames.

Ela impacta em muitos processos de computadores, sendo essencial para o funcionamento das máquinas. Você sabe o que a memória RAM faz? Continue a leitura para descobrir!

O que a memória RAM faz?

Para entender o funcionamento, podemos usar uma analogia à bolsas escolares. Enquanto a maioria dos livros e cadernos ficam armazenados em outro lugar, as pessoas colocam os itens de uso imediato na bolsa.

Caso alguém decidisse levar todos os materiais, além do peso a ser carregado, a tarefa de achar o que precisa se tornaria mais difícil e demorada. Enquanto isso, se a pessoa colocar apenas o que é necessário na mochila, o peso diminui e a busca pelo que precisa é fácil e rápida.

o que a memória ram faz - armazenamento

Nesse exemplo, as memórias funcionam como as bolsas, armazenando temporariamente o que é de maior prioridade. Quanto mais gigas disponíveis, mais dados podem ser colocados nela temporariamente, permitindo que programas e ações rodem de forma fluida e sem muita espera.

É isso o que a memória RAM faz nos jogos, por exemplo: mantém o que é preciso para o game ser processado corretamente e, depois do uso, descarta essas informações.

Problemas em memórias RAM

Se o seu dispositivo está apresentando lentidão quando você tenta fazer diversas coisas ao mesmo tempo, pode estar faltando memória RAM no momento. Existem diversos motivos que podem gerar esse problema, como, por exemplo, muitos aplicativos com inicialização automática.

Como a função da memória RAM é armazenar temporariamente arquivos que serão usados a curtíssimo prazo, softwares que inicializam junto com o sistema acabam ocupando parte dela. Por isso, vale a pena diminuir a quantidade de programas com essa função habilitada.

Para fazer isso, abra o Gerenciador de Tarefas e selecione a aba “Inicializar”. Nela, desative os softwares não importantes e mantenha com inicialização automática apenas aqueles essenciais, como drivers e antivírus.

Com isso, a memória RAM não será sobrecarregada logo no começo da sessão, permitindo carregamento mais ágil.

Ainda no Gerenciador de Tarefas, você pode analisar quais aplicativos estão sendo executados em segundo plano, na aba “Processos”. Verifique quais você não usa e os desinstale, dando um fôlego extra para a memória RAM da máquina.

Se você está jogando, mas a memória RAM e o PC não estão dando conta do recado, o que pode ser feito é ativar o Game Mode, disponível para Windows 10. Para fazê-lo, é só pressionar as teclas Windows + G. Dessa forma, a memória, placa de vídeo e CPU terão como prioridade o game.

Como escolher memória RAM?

Agora que você já sabe o que é memória RAM e o que ela faz, é capaz de verificar se um upgrade de memória RAM faz sentido em seu caso. A primeira coisa a se fazer é conferir quanto de memória o computador ou notebook suporta.

Caso a máquina seja de 32 bits, é melhor deixar de lado, visto que o máximo suportado por computadores com essa configuração é de 4 GB. Porém, se for 64 bits, o que definirá a possibilidade de upgrade é o espaço físico para pentes adicionais.

Se não houver espaço disponível e os pentes atuais forem de baixa memória, como de 4 GB ou menos, é possível substituí-los por versões de 8 GB.

Existindo a possibilidade, é hora de escolher de fato o pente. O recomendável é sempre preferir aquelas opções que sejam confiáveis, com bom custo-benefício, garantia e suporte de qualidade.

Os pentes de memória RAM da Kazuk, marca nacional de hardware, cumprem com todos esses requisitos. Com diversas opções para desktops e notebooks, os produtos possuem garantia vitalícia e suporte otimizado, o que garante que você estará protegido, seja o que acontecer.

Se interessou? Conheça as memórias RAM e os outros produtos da Kazuk!

Comentários

  1. Israel Lucas Ferreira disse:

    Boa explicação. Deixa eu lhe perguntar. Eu estou com um notbook muito lento e acabei formatando mais na hora de expandir os aquivos da instação do Windows ele sempre da erro em 2% ou 80% ja troquei o HD e continua com o mesmo problema. Será que é a memoria Ram que esta com defeito ?

    1. Redação disse:

      Bom dia, Israel. Obrigado pelo contato. Para questões técnicas, por favor, entre em contato com suporte@kazuk.com.br. Caso o problema seja com alguma de nossas peças, vamos orientar o que deve ser feito por lá. Att.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio