Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

O que é a placa mãe e como funciona?

O computador é uma máquina composta por várias peças que precisam funcionar conjuntamente para que ele execute bem as suas funções. Um monte de componentes jogados em uma caixa não se organizam sozinhos, certo? Também é assim com o PC.

É necessário que haja uma espécie de painel de controle que organiza “a bagunça” para que tudo aconteça da maneira que precisa acontecer. Esse painel é a placa mãe. Mas, afinal, o que é a placa mãe? Siga neste texto que vamos explicar um pouco sobre o assunto!

O que é a placa mãe

A placa mãe não levaria esse nome à toa, certo? Ela é o sistema que une todos os componentes de um computador, permitindo que eles funcionem de forma organizada. Sua peça dispõe de todos os caminhos e redes que permitem a troca de informação entre todas as outras: processadores, memórias, sistemas de armazenamento, placa de rede e tudo o mais. 

Também é a placa mãe que alimenta todos esses componentes internos e mais os periféricos (como mouse, webcam e teclado) com a energia que sai da tomada e entra na CPU por meio da fonte. 

a placa mãe distribui energia para os componentes

A placa mãe distribui a energia da fonte para todo o computador e seus periféricos.

Por conta disso, é claro que ela desempenha um papel decisivo na competência de um sistema – mas muitos fabricantes “maquiam” o computador com processadores e memórias de alto nível e uma placa mãe mais fraca, já que suas especificações, em geral, não constam nas informações do produto.

É importante ficar atento a isso na hora de comprar ou até mesmo montar um computador: usuários básicos podem abrir mão de algumas tecnologias, mas se você busca um PC gamer que possa rodar e produzir conteúdos audiovisuais com alta qualidade, uma boa placa mãe é fundamental. É importante saber qual é o seu soquete, a quantas memórias ela dá suporte, se ela sustenta hardwares mais exigentes e, é claro, se ela aguenta bem os processos mais pesados. 

Características físicas

A primeira placa mãe surgiu no ano de 1982, em um computador da marca IBM. Apesar da evolução da tecnologia ao longo de todos esses anos, o seu formato continua praticamente o mesmo, apresentando o soquete para se conectar com o processador, os slots que se encaixam nas demais peças de hardware e as entradas da placa mãe para os periféricos. 

É importante saber que o soquete de uma placa mãe não se encaixa em qualquer processador, por isso é necessário garantir que haja compatibilidade entre as peças. Isso se dá porque cada tipo de processador possui suas próprias características, que consistem em diferentes capacidades de processamento, tecnologia de fabricação, consumo de energia entre outros. 

Uma placa mãe é desenvolvida para aceitar determinados modelos de processadores, e, portanto, os que usam soquetes diferentes não são compatíveis.

o que é placa mãe

É necessário verificar a compatibilidade da placa mãe com o processador que se deseja instalar.

Como funciona

O cabo da fonte de energia do computador se conecta à placa mãe, e a partir de então, ela distribui essa energia para alimentar o processador e os outros dispositivos encaixados nos slots. 

Além da distribuição de energia, ela transmite a todos os componentes cada informação gerada durante os processos do computador. Saiba que a cada clique que você dá uma informação está sendo difundida pela placa mãe a todos os dispositivos que participam dessa ação. Ela funciona, portanto, por meio de redes e caminhos que alimentem as outras peças tanto com energia quanto com comandos.

Para entender seu funcionamento, podemos imaginar um corpo humano. Nosso sistema nervoso é todo mapeado por neurônios, que enviam os estímulos ao nosso cérebro para que ele os leia. 

Os caminhos da placa mãe são como esses neurônios, que precisam existir para que tudo o que for importante chegue da maneira correta ao nosso cérebro (que, neste caso, seria o processador) e aos outros órgãos que precisam participar de cada atividade.

o que é placa mãe

Assim como os neurônios, os caminhos da placa mãe organizam os comandos enviados ao computador e o distribuem entre as peças que precisam participar da tarefa.

Agora que você já entendeu para que serve e como funciona uma placa mãe, está preparado para ler bem as especificações das máquinas que tiver interesse em comprar, não é mesmo? Aproveite e dê uma olhada nas placa mães da Kazuk, empresa brasileira criada em 2019 que une tecnologia de ponta ao melhor custo benefício, entregando peças de excelente qualidade. Para conferir é só clicar no banner abaixo!

Comentários

  1. Daniel Canto disse:

    Olá, Victor! Como podemos ajudá-lo?

  2. Marcos José pimentel de Carvalho disse:

    Essa informação foi de suma importãncia.

    1. Redação disse:

      Olá, Marcos!
      Agradecemos pelo feedback. Que bom que gostou do conteúdo!
      Qualquer coisa, estamos à disposição.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio