
Dicas
7 min
Se você é um entusiasta do universo gamer, sabe que os jogos estão cada vez mais bem produzidos e apresentando imagens belíssimas. A melhora nos gráficos é possível graças a novas tecnologias que estão constantemente sendo criadas para melhorar a experiência dos consumidores.
Você sabe o que é Ray Tracing? Essa tecnologia, usada para criar efeitos de luz, vem sendo usada no cinema há anos e foi trazida, há pouco tempo, para o mundo dos games. Para saber mais sobre o assunto, continue neste texto!
O Ray Tracing é uma forma de renderização de gráficos 3D por computador, que até então não era aplicada aos games por limitações técnicas e, agora, é o grande diferencial das placas de vídeo de nova geração, que prometem oferecer imagens cada vez mais realistas e impressionantes.
Até então, a técnica aplicada, conhecida como “Rasterização”, gerava gráficos que não passavam de projeções 2D em um ambiente 3D. Isso significava que os elementos do jogo estavam em 3D, mas quando eram refletidos em um lago ou espelho… estavam apenas em 2D. Muitas vezes, apenas os tons das cores eram alterados para passar a ideia de profundidade.
O Ray Tracing foi trazido primeiramente pela NVIDIA, com sua série de placas de vídeo baseadas na arquitetura Turing, que oferecem um desempenho seis vezes maior que o de suas antecessoras, permitindo o alto processamento necessário à nova tecnologia. Confira o vídeo abaixo que compara as mudanças visuais do jogo Battlefield causadas pelo Ray Tracing.
Aplicado aos jogos, por sua vez, utiliza inteligência artificial para criar efeitos de luz, sombra e reflexos mais verossímeis, em tempo real. Com isso, busca-se tornar a experiência de olhar para a tela o mais parecida possível com a sensação de olhar para o mundo real. Portanto, sua chegada marca a entrada em uma nova geração de games.
A técnica levou anos para chegar ao universo gamer porque demandou um processamento muito pesado: para produzir um filme, vários computadores são utilizados em conjunto e, ainda assim, cada quadro leva horas para ser gerado. O filme, no entanto, depois de renderizado, está pronto e não precisa mais ser alterado em tempo real, ao contrário do video game, em que os quadros precisam ser renderizados e construídos enquanto cada usuário joga.
Condensar o trabalho de inúmeros computadores em apenas um e dar conta de processar essas renderizações em tempo real parecia impossível — mas já deu para entender que vivemos em um mundo em que pouquíssimas coisas são impossíveis para a tecnologia, não é mesmo?
A adaptação do Ray Tracing chegou aos games após anos de pesquisa e trabalho em engenharia de software, que culminaram no desenvolvimento de placas de vídeo baseadas em inteligência artificial. Elas conseguem deduzir e entregar o resultado final da iluminação a partir de apenas um raio por pixel, de forma que a placa não precisa processar bilhões de raios em tempo real.
A inteligência artificial é capaz de entender o resultado da iluminação sem que todos os raios tenham sido processados.
Com a substituição da técnica de rasterização pelo Ray Tracing, o jogo não perde sua entrega de realismo por uma sombra que demora a aparecer ou o reflexo da luz não fazer nenhuma diferença nas cores de um objeto. Cenas de explosão, por exemplo, ficarão muito mais reais, por serem exibidas com muito mais nuance.
A exploração das diferentes perspectivas deixa o resultado dos jogos com ray tracing visivelmente superiores.
Muda, também, o fato de que passa a ser possível entregar reflexos e sombras de elementos que nem estão necessariamente aparecendo na tela do jogo. A possibilidade de você descobrir que tem um monstro correndo atrás do seu personagem só pela sombra dele aparecendo num tronco de árvore à sua frente, sem que ele sequer tenha aparecido na tela, traz toda uma nova gama de experiências de jogabilidade.
Toda tecnologia nova demora um tempo até se tornar comum e acessível à maioria dos computadores e consoles. Portanto, ainda são poucas as placas de vídeo e jogos que suportam o Ray Tracing, e é necessário conferir a compatibilidade se você busca um pc gamer ou console do mais alto nível.
O mais recente lançamento compatível é o novo Playstation 5, e a NVIDIA, por sua vez, vem atualizando constantemente uma lista de jogos que terão suporte à nova forma de renderização, entre eles o muito esperado Cyberpunk 2077, o Call of Duty: Modern Warfare, o famoso Minecraft, entre outros.
Deu para entender por que todos os gamers estão alucinados com a novidade do Ray Tracing? A busca pelo realismo nos jogos está cada vez indo mais longe, prometendo experiências imersivas eletrizantes!
Gostou desse conteúdo? Para receber mais informações e novidades do mundo da tecnologia diretamente na sua caixa de entrada é só se inscrever na nossa newsletter, preenchendo o formulário abaixo!