Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

O que é SSD M.2? Conheça essa nova tecnologia

Se você sabe o que é SSD, sabe que essa é a tecnologia de armazenamento moderna que veio para, aos poucos, substituir os antigos HDs. São menores, mais leves e não possuem partes mecânicas, o que aumenta consideravelmente sua vida útil. Mas o que é SSD M.2?

Os SSDs M.2 são as mais novas opções disponíveis no mercado, tendo sido criados especialmente para atender à nova geração de computadores. Se destacam por serem ainda menores e mais rápidos, mas é preciso se atentar à sua compatibilidade, pois possuem diferentes padrões de conectores e podem não se encaixar na sua máquina. Para conhecer melhor essa tecnologia, é só seguir no texto!

Características físicas

O que é SSD M.2

O SSD M.2 é uma opção consideravelmente menor que os HDs.

Na imagem comparativa, podemos perceber o quão compacto é um SSD M.2 quando comparado aos HDs. É graças à tecnologia dos SSD que, hoje, podemos contar com computadores ultrafinos, ultraleves e, é claro, com aparelhos como tablets e smartphones. 

Os SSDs M.2 são retangulares e, geralmente, têm 22 milímetros de largura contra 60 ou 80 milímetros de comprimento. As unidades de comprimento mais longo geralmente contam com capacidade extra que as versões mais curtas. 

Além do comprimento, o tipo de conexão também diferencia os modelos de M.2. Os baseados em NVMe possuem apenas um corte na conexão, enquanto os modelos SATA possuem dois cortes.

Velocidade e desempenho

As conexões de um SSD M.2 têm como seu principal destaque o alcance de velocidades muito superiores aos SSDs comuns, já consideravelmente mais rápidos que um HD. A nova tecnologia chega a alcançar 5000 MB/s, quando baseados em protocolo NVMe. Essa velocidade garante máquinas de altíssimo desempenho, mas, para funcionar, também exige sistemas com alta capacidade.

SSD M.2 desempenho

O desempenho de um SSD M.2 é consideravelmente superior aos dos SSDs comuns.

A capacidade de armazenamento de um SSD M.2 também não decepciona, podendo chegar aos 2TB. No entanto, o valor por MB de armazenamento de um SSD ainda é consideravelmente mais caro que o de um HD.  

Portanto, se sua máquina permitir utilizar os dois ao mesmo tempo, uma boa dica é que seu HD tenha maior capacidade de memória e seja utilizado para guardar arquivos em geral, enquanto um SSD com menos armazenamento fique restrito a executar o sistema operacional e as aplicações mais usadas no dia a dia, já que oferece bem mais agilidade.

Atenção à compatibilidade!

A primeira consideração a se fazer ao planejar adquirir uma SSD M.2 é verificar a compatibilidade da peça com seu computador. Para isso, é importante conferir se ela possui dois cortes na conexão (padrão SATA) ou apenas um (padrão NVMe).

O que é SSD M.2

É possível observar na imagem a diferença de protocolo de conexão entre esses dois tipos de SSD M.2.

O protocolo de conexão SATA é ainda o mais comum, quando se trata de computadores, e costuma ser compatível com a maioria das máquinas. O protocolo NVMe, no entanto, é mais utilizado nos computadores mais recentes e não é compatível com sistemas antigos. 

Quando um notebook é compatível com a especificação M.2, ele terá a interface física correspondente e seu sistema operacional já deve incluir os drivers avançados necessários para permitir a instalação desse SSD. 

No caso de computadores que não estão equipados com as interfaces M.2, é possível adquirir placas adaptadoras que se conectam na máquina e podem, portanto, receber esse upgrade de SSD

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o universo dos SSDs M.2, não se esqueça de conferir as opções Kazuk! A Kazuk é uma marca de hardwares brasileira que tem a missão de introduzir no mercado produtos de informática de alta qualidade. 

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio