Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

PC para escritório: como escolher a melhor máquina

Um bom PC para escritório é aquele que corresponde às necessidades do negócio. Para atividades que não exijam a manipulação de softwares e arquivos muito pesados, por exemplo, um computador para trabalhar básico e eficiente é o suficiente.

A seguir, separamos alguns pontos para ficar de olho na hora de escolher um PC para escritório. Continue a leitura para conferir!

Hardware ideal

O hardware é o corpo físico do computador, formado por componentes e periféricos como placa-mãe, placa de vídeo, processador, entre outros. A configuração do PC para escritório dependerá dos objetivos finais, porém, há certas regras que podem ser usados para todos.

Placa-mãe

A placa-mãe é o dispositivo responsável por fazer todas as partes do PC conversarem entre si e funcionarem, de fato. Para que opere corretamente, é necessário que todos os dispositivos sejam compatíveis, caso contrário, os componentes não irão trabalhar da forma esperada – ou apenas não funcionarão.

pc para escritorio - placa mae

A placa-mãe é responsável pela comunicação entre os componentes.

É comum que fabricantes ofereçam uma lista com as entradas e pinos disponíveis na placa-mãe. Por exemplo, a placa KZKH61-B, da Kazuk, possui soquete LGA 1155, compatível com processadores Intel de segunda e terceira geração, conectores de vídeo analógico (VGA) e digital (HDMI) e suporte para memória RAM DDR3. Dessa forma, quem adquirir essa placa sabe quais componentes procurar.

Placa de vídeo

Algumas placas-mãe, como os componentes da Kazuk, possuem processador gráfico embutido que dispensa placa de vídeo para funções básicas. Porém, se o objetivo é utilizar softwares de edição gráfica, ou jogos e filmes em alta qualidade, uma placa de vídeo é necessária.

Além de ser compatível com a placa-mãe, escolha um modelo que seja de acordo com os seus usos. Afinal, não adianta comprar uma Ferrari para dirigir cinco quilômetros por dia, não é mesmo?

Processador

O processador é o “cérebro” do computador, sendo responsável por enviar e traduzir as informações. Como dito anteriormente, ele se conecta por meio de um soquete à placa-mãe, sendo necessário que os dispositivos possuam o mesmo sistema de pinos para “conversar”.

pc para escritorio - processador

Conhecido também como CPU, o processador é o “cérebro” do computador.

Processadores i3 ou inferiores, no caso de peças da Intel, ou AMD Athlon, para quem prefere AMD, são suficientes para realizar tarefas domésticas e profissionais sem engasgos. A geração do processador será determinada com a compatibilidade da placa-mãe.

Memória RAM

A memória RAM é responsável por permitir o uso de programas simultâneos no computador, funcionando como um armazenamento temporário de informações.

Atualmente, 4 GB de memória RAM são o bastante para tarefas básicas, mas vale a pena investir em 8 GB. Valores superiores são destinados para máquinas de ponta, para quem usa softwares complexos e jogos pesados.

Armazenamento

A grosso modo, existem duas formas de armazenamento para PC: HDs e SSDs. O mais recomendado é optar por SSDs, visto que são cerca de 10 vezes mais velozes que os discos rígidos, além de serem mais protegidos contra danos externos.

pc para escritorio - hd ou ssd

O SSD (abaixo) é um sistema de armazenamento mais rápido e confiável que o HD.

As versões mais fáceis e acessíveis variam entre 120 e 480 GB. Escolha a que combine melhor com a sua necessidade. Caso prefira economizar e escolher um modelo com menor capacidade, use e abuse de serviços de armazenamento na nuvem, que irão aliviar a carga do PC.

Montar ou comprar pronto?

Você pode tanto comprar o PC pronto, diretamente na loja, quanto montar sua própria máquina. As duas opções têm vantagens e problemas que devem ser considerados.

Montar

Ao montar um computador, você tem um controle maior sobre o que será colocado, permitindo criar uma máquina ideal para o seu uso, ao mesmo tempo que exige mais conhecimento técnico. Sem ele, pode ser que as peças não sejam compatíveis entre si, ou que as opções não sejam as mais vantajosas.

Comprar

Ao comprar pronto, poupa-se tempo no processo todo e você não precisa se preocupar com compatibilidade ou manuseio das peças. Porém, esse formato dá menos liberdade, correndo o risco de que nem todos os componentes sejam os mais ideais para o seu caso.

Independentemente da opção, um ponto muito positivo de computadores de mesa está na possibilidade de upgrades e mudanças de componentes, quando necessário.

Ao escolher o PC para escritório, é necessário analisar as opções com bastante cuidado, a fim de escolher o que for melhor para o negócio.

A Kazuk conta com uma linha de componentes, incluindo memórias RAM, placas-mãe, SSDs e muito mais, com ótimo custo-benefício para a sua empresa. Se interessou? Clique no banner e conheça os produtos!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio