Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

O que não pode faltar em um PC para stream?

Por meio de plataformas como a Twitch ou o próprio Youtube, transmitir jogos online tem se tornado uma prática cada vez mais recorrente e rentável. 

Se você pensa em seguir carreira como gamer, continue no texto e confira como começar a fazer lives de jogos e o que não pode faltar no seu pc para stream.

O que é um streamer?

Streamers são pessoas que fazem transmissões online. Isso porque streaming é o nome dado para a tecnologia que viabiliza que esses conteúdos sejam enviados e compartilhados sem a necessidade de download.

Desta forma, plataformas como a Netflix e o Spotify também são streams, ou seja, programas que usam dessa técnica para armazenar e disponibilizar séries, filmes e músicas para seus assinantes. 

Streaming é a tecnologia utilizada para o envio e compartilhamento de conteúdos sem a necessidade de download. Crédito editorial: sitthiphong / Shutterstock.com.

No mundo das transmissões de jogos online, streamers são jogadores que fazem gameplays ao vivo e utilizam de algumas ferramentas online para interagir com o público que consome seu conteúdo.

Plataformas disponíveis

Essa transmissão pode acontecer de diversas formas e nas mais variadas plataformas, porém, atualmente, duas delas têm se destacado.

Twitch  

Criada em 2011 com o intuito de comportar exclusivamente as necessidades de gamers, a Twitch é hoje a plataforma que mais bateu recordes de visualizações no último ano. Com a alta procura, a ferramenta passou também a ser utilizada por um público mais diverso, abrangendo lives de estudos e conversas em geral.

Uma de suas maiores vantagens está nos sistemas de afiliação e parcerias, que garantem a renda e a profissionalização dos streamers

YouTube

Caso você esteja se perguntando “como transmitir jogos ao vivo no YouTube?”, saiba que a resposta é algo relativamente simples. Opção mais tradicional, a rede social também é utilizada para esse tipo de finalidade, basta apenas ter um programa que capture o output do jogo, uma conta na plataforma e clicar na opção “transmitir ao vivo” disponível logo na página inicial da plataforma. 

Para iniciar uma live no YouTube, basta clicar em “criar” e “transmitir ao vivo”.

Apesar das facilidades, a monetização para youtubers costuma ser mais demorada, o que faz com que essa não seja a opção mais utilizada ultimamente.

Além dessas, a Nimo TV e até mesmo o Facebook são outros dos canais disponíveis para esse tipo de finalidade.

Como começar a fazer lives de jogos?

Agora que você já conhece duas das plataformas mais utilizadas para a divulgação e visualização de gameplays e definiu qual é a ideal para o que você procura, chegou a hora de entender como começar a fazer lives de jogos.

Apesar de ser possível fazer utilizar apenas a Twitch, recomenda-se que a primeira coisa a ser feita, como já comentamos brevemente, seja baixar o Streamlabs OBS ou algum outro programa que faça a captação do output do jogo que você pretende utilizar na live. 

Depois disso, em geral, basta conseguir uma chave de transmissão de código único na conta da plataforma escolhida. Assim, o app saberá em que conta deverá reproduzir o gameplay. E pronto! Você está quase apto a se tornar um streamer profissional.

E dizemos quase apto porque, para conseguir se destacar no mercado dos games, é necessário que você também passe algum tempo cuidando da interação com o público que consome seu conteúdo e que a sua máquina tenha potência o suficiente para rodar jogos e executar as transmissões.

O que não pode faltar em um pc para stream

Para garantir isso, confira agora alguns requisitos que um pc para stream precisa ter.

Para garantir a boa execução de seus jogos e transmissões, o seu PC precisa ter alguns itens importantes.

Memória RAM

Responsável por armazenar dados temporariamente e acessá-los, a memória RAM é peça fundamental para garantir a fluidez e rapidez de programas, sendo esse um fator fundamental para assegurar a sua melhor performance em jogos e, consequentemente, seu sucesso como streamer profissional.

Placa de video

Esse é o o hardware responsável por administrar e gerir as funções de exibição de vídeo na tela do seu PC e , assim, garantir a boa resolução dos seus games. 

Caso você opte por usar dois monitores nas suas jogatinas, não esqueça de verificar as portas e conexões disponíveis em ambas peças.

Webcam

Além da boa resolução de jogos, é importante garantir que o seu público te veja por vídeos de boa qualidade. Assim, como boa parte das câmeras integradas não são reconhecidas por sua excelência, é provável que, com o tempo, você precise investir algum dinheiro em um modelo que traga imagens em full HD.

Enquanto isso, você também pode utilizar a câmera do seu celular como webcam, conforme ensina o tutorial abaixo.

Processador

Um bom processador é indispensável para quem pretende ser streamer por permitir que esse profissional seja capaz de executar programas em segundo plano. Isso, além de poder melhorar consideravelmente o desempenho da GPU.

Leia também: Como montar um PC – entenda como escolher as peças-chave!

SSD

Como já comentamos outras vezes aqui no blog, o SSD, ou Solid state drive, é um hardware que pode funcionar em substituição ou em conjunto com o HD como unidade de armazenamento de dados em um computador.

Mais responsivo e compacto do que o HD, o SSD ainda possui benefícios por sua vida útil mais longa e baixas taxas de falha, garantindo que as suas transmissões durem por horas a fio.

Agora que você já sabe o que não pode faltar em um PC para stream, que tal começar a jogar profissionalmente? E, para incrementar o seu computador, conheça os produtos Kazuk clicando no banner abaixo.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio