Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

PC travando em jogos: o que fazer?

É uma verdade universalmente reconhecida que todo gamer já se estressou ou ainda vai se estressar com um PC travando em jogos, demorando muito para carregar ou, até mesmo, desligando do nada. 

É preciso analisar alguns quesitos do computador para entender qual pode ser a origem do problema, e por isso pensamos neste texto, que traz algumas dicas. Continue na leitura para conferir!

Confira, sempre, as especificações do jogo

Antes de comprar um jogo, é muito importante ler as especificações necessárias para que ele rode com o máximo de seu desempenho. Se os componentes da sua máquina forem muito aquém do exigido, problemas como travamentos e lentidões serão comuns. Muitas vezes, inclusive, o jogo não abre

Esses problemas podem ser relacionados tanto a softwares quanto a hardwares e, se for o caso, é possível avaliar os upgrades necessários para a boa execução do jogo ou se preparar, eventualmente, para adquirir um PC gamer

Descubra se o problema é de software

A primeira coisa a se fazer é dar uma boa avaliada nos aspectos dos sistemas do computador, antes de começar a pensar em possíveis problemas nos componentes físicos da máquina. 

Atualize o sistema operacional e os drivers das GPUs

Se você está com um problema de jogo lento no PC, a primeira coisa a se descobrir é se o sistema operacional do computador está atualizado, bem como os drivers da unidade de processamento gráfico.

A Microsoft costuma lançar, com frequência, novas versões e atualizações para melhorar o Windows. Dessa forma, um sistema operacional desatualizado pode causar inúmeros problemas relacionados a travamentos e lentidão da máquina, e é importante verificar constantemente se a sua versão é a atual.

Por mais que os processos de atualização de sistema sejam chatinhos e levem um tempo para fazer, é muito importante mantê-los em dia para o bom andamento do computador como um todo, especialmente se você é um hard user. Para verificar se seu Windows precisa de alguma atualização, acesse o Windows Update. 

pc travando em jogos: update de sistema

Um sistema operacional atualizado é essencial para o bom funcionamento do computador.

Mas não é só o sistema operacional que precisa estar atualizado. É muito comum que, após o lançamento de jogos muito esperados, as empresas fabricantes das Unidades de Processamento Gráfico (GPU) lancem novos drivers que otimizem o processamento desses títulos. Dessa forma, é importante, também, checar se todas essas atualizações foram feitas e, se for o caso, para garantir, pode ser uma boa ideia reinstalá-los. 

Realize uma desfragmentação de disco

Durante o uso contínuo de um computador, é muito comum perceber algumas perdas de desempenho da máquina, que podem gerar lentidão e travamentos. Um dos causadores desses problemas é, certamente, o acúmulo de arquivos fragmentados.

Isso acontece porque, à medida que usamos nossos computadores, o sistema operacional acaba fragmentando os arquivos em pequenas partes e espalhando-os pelo disco rígido. Com essa confusão de arquivos em fragmentos, o próprio sistema se confunde e passa a ficar cada vez mais lento.

O processo de desfragmentação é nada mais nada menos que uma boa faxina do software, que reorganiza todos os programas e arquivos dentro do HD, permitindo ao sistema que encontre tudo o que ele procura com mais facilidade e gaste bem menos desempenho com essa tarefa.

É bem fácil de executar uma desfragmentação, visto que o próprio Windows oferece em seu sistema um desfragmentador de disco. É recomendado que você repita esse processo uma vez a cada três meses, pelo menos, para garantir a organização. 

Se o computador estiver precisando gastar menos “fôlego” para se auto compreender, é bem possível que o processamento e o desempenho dos seus jogos e demais programas melhorem consideravelmente. 

Realize uma limpeza de arquivos temporários

Além da atualização do sistema e do processo de desfragmentação, uma boa limpeza de arquivos desnecessários melhora o desempenho do computador como um todo, bem como o dos jogos. 

Para limpar os arquivos temporários do sistema basta utilizar o atalho Windows+R para abrir a janela executar e, uma vez que ela estiver aberta, digitar “temp”. Essa ação irá apagar todos os arquivos temporários que forem encontrados. Para limpar, também, os arquivos temporários de programas, repita o processo digitando, dessa vez, “%temp%”. 

Analisando e resolvendo essas questões de software, é hora de começar a pensar em problemas de hardware. 

Verifique se o PC está superaquecendo

Se você está no meio de um jogo e o computador desliga do nada, muito provavelmente essa é uma saída emergencial da máquina quando o processador está superaquecendo. Todos os componentes do PC possuem uma temperatura de operação máxima, e os hardwares mais modernos possuem travas de segurança para impedir que essas temperaturas sejam extrapoladas e literalmente queimem.

No caso do processador, a trava de segurança faz com que o sistema simplesmente desligue quando chega a um ponto crítico de temperatura. Uma boa dica para perceber se é isso mesmo o que está acontecendo é monitorar o aquecimento do computador: o ideal é que ele se mantenha entre 40 e 50 ºC. 

Para evitar esse tipo de problema, é interessante verificar a qualidade do cooler da sua máquina e pensar na possibilidade de comprar um cooler externo para mantê-la equilibrada. 

pc travando em jogos: superaquecimento

Um cooler potente é essencial para um bom computador gamer.

Compatibilidade do jogo com a placa de vídeo

Se o seu jogo parece estar sendo executado em câmera lenta, muito provavelmente é um sinal de que a placa de vídeo do computador está sobrecarregada. Isso tem uma grande chance de acontecer caso a sua placa não processe a quantidade de quadros por segundo ideal para o bom desempenho do jogo.

Quando a placa precisa se esforçar para processar muito mais quadros do que o seu limite, ela vai operar com menos capacidade. Outra coisa que pode acontecer é o jogo perceber que a quantidade de quadros não está sendo alcançada e reduzir a sua meta, mas isso atrapalhará a fluidez do game. Se for o caso, considere um upgrade de placa de vídeo para melhorar o desempenho.

Para evitar esse tipo de problema, é sempre importante verificar as especificações de um jogo antes de comprar e entender se os componentes de seu computador são capazes de processá-lo sem maiores dificuldades. 

Memória RAM sobrecarregada

Se o jogo começa a travar de forma brusca constantemente, muito provavelmente quer dizer que está faltando memória RAM. Nesse caso, vale considerar a possibilidade de adquirir memória extra para garantir que o seu jogo rode com a maior fluidez possível.

pc travando em jogos: memória RAM

Falta de memória RAM é um dos principais motivos para travamentos abruptos no computador.

Fonte sobrecarregada

Um outro problema comum e que é capaz de tirar qualquer jogador do sério é quando a tela começa a piscar no meio da execução do game. Se esse for o seu caso, vale a pena conferir se algum dos cabos de energia está com mal contato. 

Se tudo parecer correto, pode ser que a fonte de energia do seu computador não suporte o nível de processamento que a máquina precisa para executar o jogo. Se esse for o caso, comprar uma fonte mais potente certamente resolverá o problema. 

Se após esse texto você identificou que o problema pode ser de hardware, está na hora de considerar o upgrade dos componentes que podem melhorar o desempenho da sua máquina e, consequentemente, dos jogos. 

A Kazuk é uma marca brasileira criada em 2019 que une produtos de qualidade e tecnologia de ponta a preços acessíveis. Para conhecer os produtos, é só clicar no banner abaixo!

Comentários

  1. Eduardo disse:

    Eu sempre confiro os requisitos antes de jogar mais mesmo meu computador tendo a capacidade de rodar o jogo , ele ainda trava até em jogos muito leves que qualquer computador meia boca rodaria

  2. lucas disse:

    Meu pc ja é todo atualizado, eu gostaria de saber pq ainda meus jogos onlines ficam mt lentos numa qualidade boa, e fica bom quando abaixo a qualidade, a placa d video dele é intel (R) graphics hd 620, seria esse o problema? a placa de video? , vc acha q eu deveria trocar de placa pro meu jogo funconar 100% ???? me ajuda pf!!!

    1. Daniel Canto disse:

      Boa tarde, Lucas! Obrigado pelo contato. 😉

      Você já tentou solucionar o problema com as dicas deste artigo?

      Caso as dicas não funcione, você pode entrar em contato com contato@kazuk.com.br explicando o caso e teremos prazer em auxiliá-lo.
      Qualquer coisa, estamos à disposição!

  3. Jorge Spindola disse:

    Como saber qual modelo de placa Kazuk eu tenho?
    Drivers??????????????????

    1. Daniel Canto disse:

      Olá, Jorge! Obrigado pelo contato.

      Busque no campo de pesquisa do seu aparelho por “Informações do sistema”. A marca da fabricante e o modelo de sua placa aparecerão na lista do hardware como “Fabricante do sistema” e “Modelo do sistema” ou “Fabricante do BaseBoard” e “Produto Baseboard”.

      Qualquer coisa, estamos à disposição.

  4. renan disse:

    Meus caros, bom dia! Excelente matéria.

    Entretanto, não solucionou meus problemas e queria ver se vocês tem mais alguma ideia.

    Minha máquina é um I7 de 7a geração, com 16Gb de RAM + 4Gb de Vídeo (GeForce 940Mx) + SSD Kingston de 512 Gb (30% livre) – e por algum raio de motivo parou de rodar jogos que até semana passada, jogava normalmente – CS GO e GTA V.

    Em qualquer um dos 2 (e note que são jogos de especificação bem diferentes) os movimentos ficam retardados.

    Já atualizei o Win 10, o driver da placa de vídeo, todos os drivers que estavam desatualizados, já desabilitei (e reabilitei quando não surtiu efeito) a memória virtual, já verifiquei se tinha algum hardware com mau funcionamento (no Gerenciador de Dispositivos), já desinstalei o AVG (porque consumia bastante), já fiz limpeza de disco (desfragmentação não rola por causa do file system do SSD).

    Nada resolveu.

    Até testei jogar olhando o consumo de GPU, CPU, memoria e disco. NADA bate 100% de consumo durante o uso (no CS GO) e mesmo assim o jogo trava.

    Alguma ideia do que pode ser e/ou como resolver?

    1. Redação disse:

      Olá, Renan! Por favor, entre em contato com suporte@kazuk.com.br.
      Caso o problema seja com alguma de nossas peças, vamos orientar o que deve ser feito por lá.

      Obrigada!

    1. Daniel Canto disse:

      Bom dia, Apolo! Obrigado pelo feeadback!
      Qualquer coisa estamos a disposição para ajudá-lo! Att. 😉

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio