Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

Photoshop lento? 5 dicas para melhorar a performance

A rotina de trabalho na frente de um computador pode ficar exaustiva se os programas não colaboram, não é mesmo? Pensando nisso e na quantidade de pessoas que se queixam de problemas com o Photoshop lento, apresentamos nesse texto 5 dicas de como melhorar a performance do famoso editor de imagens. 

Entre soluções envolvendo o sistema do computador até problemas com peças físicas, algumas intervenções exigem conhecimento técnico para evitar maiores problemas. Caso não tenha ou não se sinta seguro(a) em fazer a própria manutenção, procure uma assistência técnica de sua confiança. Continue a leitura para conferir!

1 – Limpe os arquivos temporários do sistema

Limpar os arquivos do computador é uma atividade eficaz para melhorar seu desempenho e, no entanto, poucas pessoas costumam lembrar de fazer essa limpeza com certa frequência.

A limpeza deve ser feita em dois níveis: primeiro, remova os arquivos temporários do sistema operacional e, em seguida, exclua os arquivos temporários dos programas instalados. O próprio Photoshop acumula uma quantidade de arquivos temporários que você nem imagina!

Diferentes sistemas operacionais executam essa limpeza de diferentes maneiras, portanto o ideal é pesquisar qual é a forma adequada de limpar o seu. Em geral, se for Windows, basta utilizar o atalho Windows+R para abrir a janela executar e, uma vez que ela for aberta, digitar “temp” e apagar todos os arquivos temporários que forem encontrados. Para limpar os arquivos temporários de programas, repita o processo, dessa vez digitando “%temp%”.

2 – Edite as preferências de memória 

Essa dica é dentro do próprio programa. Com o Photoshop aberto, clique em Edit > Preferences > General (Editar > Preferências > Geral) e procure pela categoria Performance (Desempenho).

Dessa forma você consegue saber (e alterar) a quantidade de memória RAM que o Photoshop está consumindo enquanto é executado. Por padrão, a quantidade utilizada pelo programa é de 70% da memória disponível.

Aumentar a quantidade de RAM a ser consumida pode ajudar no seu desempenho e, para fazer essa modificação, basta arrastar o cursor na barra deslizante para a quantidade desejada – mas cuidado! Não passe dos 85%, ok? Photoshop consumindo muita memória RAM pode afetar o desempenho do seu computador, que ficará com pouca memória sobrando para os demais processos e aplicativos.

Photoshop lento? Melhore suas configurações.

Para evitar Photoshop travando, altere suas preferências de memória RAM. Imagem: Reprodução/Adobe

3 – Atualize o driver da sua placa de vídeo

Um driver de placa de vídeo desatualizado pode causar problemas de desempenho e exibição, mas você pode tentar atualizá-lo antes de trocar de máquina ou até de renovar seus componentes. 

Photoshop lento? Atualize o driver da placa de vídeo!

O driver de sua placa de vídeo está atualizado?

As fabricantes de placas de alto desempenho costumam investir muita pesquisa em maneiras de melhorar a eficiência das mesmas, de forma que, muitas vezes, uma atualização de driver basta para que o desempenho do computador melhore. O fato é que essas atualizações nem sempre são automáticas, e a maior parte dos usuários acaba se esquecendo de fazê-las manualmente.

O ideal é pesquisar sobre a sua placa de vídeo e seu fabricante, para entender se ainda existe atualização disponível para ela (pode não ser o caso, se for uma versão muito antiga) e conferir as instruções para o processo.

4 – Faça um upgrade de memória RAM

A memória é o componente do computador que oferece acesso de curto prazo aos dados. Ela é consumida a todo momento: para carregar arquivos, aplicativos e jogos, navegar na internet e editar documentos. A velocidade e o bom desempenho do computador dependem da quantidade de memória disponível.

Pode ser que o sistema de sua máquina esteja sobrecarregado de um modo geral, e talvez a solução ideal para isso seja fazer um upgrade na memória RAM, aumentando as possibilidades de seu computador.

Desenvolvidas para ajudar seu sistema a operar com mais velocidade e confiabilidade, as memórias Kazuk são projetadas para oferecer a maior estabilidade possível. Conheça!

5 – Troque sua placa-mãe

A tecnologia evolui muito rápido. Mesmo que seu desktop tenha poucos anos na bagagem, ele já pode estar sofrendo defasagem em alguns aspectos técnicos e adquirir uma nova placa-mãe pode ser uma boa solução para postergar a substituição da máquina que, muitas vezes, ainda está em ótimas condições.

Antes de investir em uma nova placa-mãe, no entanto, certifique-se de que sua escolha é compatível com todos os outros dispositivos utilizados por sua máquina! Sem os requisitos corretos, não será possível utilizá-la. 

A troca da placa-mãe pode melhorar o desempenho do computador

Um upgrade de placa-mãe pode resolver o problema de photoshop lento

As placa-mães Kazuk possuem alto desempenho e função aprimorada, desenvolvidas para diferentes soquetes e com suporte para diversos processadores, para uso doméstico e profissional. Dê uma olhada e escolha a sua

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio