Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

Placa de vídeo dedicada ou integrada: entenda a diferença

Decidir por uma placa de vídeo dedicada ou integrada nem sempre é uma tarefa fácil. O componente é muito importante para o desempenho de computadores e, dependendo do uso realizado da máquina, altera muito a experiência do usuário.

A diferença entre o desempenho dos dois tipos de placa é grande e, por isso, é tão importante saber quais são as prioridades e o nível de desempenho desejado dessa peça. 

Para te ajudar, preparamos um conteúdo explicitando as distinções entre esses dois modelos e os usos recomendados de cada um deles. Confira abaixo!

O que é placa de vídeo?

A placa de vídeo é um componente de hardware de desktops e notebooks, responsável por gerar as imagens que aparecem na tela do computador. A peça processa dados e coordena como será a exibição deles, transmitindo essas informações ao monitor. 

pessoa segurando placa de vídeo dedicada

A placa de vídeo gera todas as imagens que são visualizadas na tela do computador.

Além disso, a placa define a velocidade de criação das imagens e a performance gráfica do computador. Por isso, a depender do desempenho desejado, é preciso saber qual tipo de peça deve ser priorizada.

O que é GPU?

A placa de vídeo também é comumente chamada de GPU, sigla que significa graphics processing unit, em português corresponde a “Unidade de Processamento Gráfico”. 

No entanto, essa denominação se refere a uma de suas partes, o chip gráfico, que renderiza as imagens e desenha a interface apresentada de sistemas, programas e aplicativos. 

Essa unidade de processamento foi desenvolvida na década de 1980. A ideia era ter um componente que aliviasse a Unidade Central de Processamento, conhecida como CPU, realizando as funções gráficas.  

placa de vídeo dedicada em notebook

O surgimento da GPU visava desafogar a unidade central de processamento

A importância da placa de vídeo

Por ser responsável por todas as imagens que serão exibidas na tela do computador, a placa de vídeo é uma das peças mais importantes da máquina. 

Como dito anteriormente, seu bom funcionamento influencia diretamente na qualidade do processamento gráfico da máquina. E isso é fundamental ao rodar programas que demandam muito desse aspecto do computador, como editores de vídeo, AutoCAD® e jogos.

Quanto mais eficiente for a placa, melhores serão as imagens e a velocidade na qual elas são geradas. 

Os detalhes técnicos da peça também são muito importantes nesse sentido, já que são encarregados de manipular os dados da CPU e gerar efeitos gráficos a partir de pixels.

placa de vídeo dedicada iluminada

A placa de vídeo é uma peça crucial para o desempenho gráfico do computador.

Placa de vídeo dedicada ou integrada?

São dois os tipos de placa de vídeo, dedicada ou integrada, e conhecê-los é fundamental para entender qual é o que se adequa melhor às suas necessidades e anseios. Veja como cada modelo funciona:

Placa de vídeo dedicada

Se você já se perguntou: “O que é placa de vídeo dedicada?”, chegou a hora de descobrir. 

A placa dedicada não é acoplada à placa mãe e conta com uma memória de vídeo própria, o que permite que ela não tenha que dividir a memória RAM com o processador.

É um tipo de peça desenvolvido para obter um desempenho superior no quesito processamento gráfico. 

técnico segurando placa de vídeo dedicada

A placa de vídeo dedicada possibilita realizar tarefas que demandam muito processamento, como a mineração de bitcoins.

Por isso, essa placa é um pouco mais pesada, gasta mais energia e gera mais calor na utilização do computador. Muitos modelos contam com um cooler próprio, para manter a temperatura e o funcionamento da peça nos níveis desejáveis. 

Um desktop ou notebook com placa de vídeo dedicada é uma ótima opção para quem desempenha tarefas que exigem muito do computador no quesito imagem, como rodar jogos, softwares de design e também para editar vídeos. 

banner para baixar infográfico com 25 dicas para aumentar o desempenho do pc

Placa de vídeo integrada

Já a placa de vídeo integrada é a que está presente na maioria dos notebooks e nos modelos mais simples de desktop. 

Ao contrário da placa dedicada, ela é construída em conjunto com o processador do computador. Por isso, a peça tem um tamanho menor e divide a memória com o restante da máquina. 

Como consequência, o componente gasta menos energia, mas também tem um desempenho inferior à placa dedicada. 

Esse tipo de peça é indicado para quem não realiza tarefas de grande complexidade e não demanda de um grande desempenho gráfico do computador. Por exemplo, um usuário que utilize apenas softwares simples, como de edição de texto, e a internet.

placa-mãe

A placa de vídeo integrada é indicada para usos mais moderados do computador.

Como escolher?

Escolher a placa de vídeo do computador depende de uma série de fatores e influencia a experiência que o usuário terá ao utilizar a máquina. 

O principal deles é qual o tipo de uso do notebook ou desktop. Se a intenção for rodar programas e aplicações robustas, como jogos que demandam muito processamento gráfico, com certeza a melhor opção é a placa dedicada.

Já se a intenção for utilizar a máquina apenas para estudar, usar softwares básicos ou para assistir vídeos, um desktop ou notebook com placa de vídeo integrada deve suprir as suas necessidades. 

O preço também é outro aspecto que diferencia muito os dois tipos de placa. Máquinas com placas dedicadas costumam ser muito mais caras que as integradas. Por isso, é preciso saber se realmente é necessário um grande desempenho gráfico.

placas de vídeo expostas em loja

Saber quais são os níveis de processamento desejados ajuda a escolher a melhor placa de vídeo.

Além disso, a portabilidade de notebooks também pode ser influenciada pela placa de vídeo. Uma máquina com placa dedicada é mais pesada do que uma com placa integrada, e isso pode tornar deslocamentos mais complicados.  

Entender como as placas de vídeo funcionam é fundamental para encontrar o tipo ideal para as atividades realizadas no computador. Cada uma delas possui suas vantagens e desvantagens, e o perfil do usuário é determinante para saber qual se adequa mais em cada caso.

E se você prioriza um bom desempenho ao utilizar seu computador ou notebook, irá se encantar com a qualidade dos produtos Kazuk. Clique no banner abaixo para conhecer nossas soluções!

banner para conhecer os produtos Kazuk

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio