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Placa-mãe com defeito: o que fazer?

16/set/2019

Como seu nome já dá a entender, a placa-mãe é um dos componentes mais importantes dos dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e notebooks. Por conta disso, uma placa-mãe com defeito pode trazer uma grande dor de cabeça.

Separamos os principais problemas que podem aparecer no componente, assim como suas soluções – nas situações em que isso é possível. Continue a leitura para conferir!

Como saber se a placa-mãe está com defeito?

Antes de apresentarmos os sintomas de uma placa-mãe com defeito, vale a pena frisar: essa peça é sensível e muito importante.

Por isso, caso esteja com algum problema, o melhor a se fazer é procurar um profissional de sua confiança, que poderá realizar o diagnóstico e o conserto, caso seja possível, com maior segurança.

Sujeira

Muitas vezes, o problema na placa-mãe é mais simples do que imaginamos. É o caso de sujeira ou acúmulo de poeira no componente, que pode gerar problemas como superaquecimento, travamentos aleatórios e entrega de desempenho insuficiente.

Placa-mãe com defeito - sujeira

Se você não limpa os componentes de seu PC há algum tempo, pode ser que esse seja o causador de problemas, visto que é normal ocorrer o acúmulo de poeira.

Verificar se esse é o defeito é fácil e rápido: abra o computador e confira se há poeira ou sujeira na peça. Caso houver, não assopre, pois isso irá apenas espalhar os resíduos.

Também não utilize tecidos comuns para a limpeza, o que pode danificar o componente – isso pode gerar uma descarga involuntária, que possivelmente irá inutilizar a placa-mãe.

A forma mais segura de realizar a limpeza é com um aspirador de pó, próprio para o uso, ou um modelo de mão com baixa potência.

Curto-circuito

Um dos defeitos mais corriqueiros nesse componente é o curto-circuito. Não é possível testar a placa-mãe para verificar se é esse o problema, mas você pode analisar a situação para conferir se é realmente isso.

Quando ocorre um curto-circuito nesse componente, o computador pode travar e desligar aleatoriamente, sem que a temperatura suba ou apareçam outros sintomas. Em alguns casos, a máquina nem liga. Por mais que seja raro, o curto pode queimar partes importantes, inutilizando a placa como um todo.


A principal causa para o curto-circuito é o contato da placa com estruturas metálicas e cabos soltos do computador. Verifique se essa é a sua situação e, caso seja, recoloque a placa-mãe e lembre-se de parafusar de forma que ela fique fixa, sem se mexer.

Componentes incompatíveis

Outra causa de defeitos em placas-mãe é a incompatibilidade ou má instalação de outros componentes, como placa de vídeo, memória RAM e processador. Cheque as peças conectadas à placa-mãe e verifique se estão firmes e não estão se mexendo.

Placa-mãe com defeito - incompatibilidade

A incompatibilidade é verificada checando o manual dos componentes. Normalmente, eles apontam com quais soquetes e placas a peça é compatível.

Quando adquirir uma nova?

Existem dois grandes motivos para trocar o componente: quando a placa-mãe está com defeito e ao fazer um upgrade. No primeiro caso, quando a placa para de funcionar, ou seu funcionamento não está dando conta do recado, a troca deve considerar os componentes utilizados no momento, afinal, a incompatibilidade pode fazer com que a compra seja um desperdício de dinheiro.

Já no segundo cenário, é preciso levar em conta quais componentes substituirão o atual. Lembre-se que as placas são compatíveis com um número limitado de linhas e modelos, por isso, pesquise bastante antes de bater o martelo.

A Kazuk conta com uma linha de placas-mãe ideais para diversos tipos de uso, do casual ao profissional. Se interessou? Clique no banner e conheça!

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Comentários

  1. alex rocha disse:
    23 de setembro de 2021 às 22:59

    Adquiri uma placa mae h55 pra substituir a minha antiga que queimou e preciso ativa o recurso pra ela ligar sozinha , mais não achei nada que fale sobre ac power on, no bios, poderia me ajudar onde encontro essa opção.

    Responder
    1. Daniel Canto disse:
      24 de setembro de 2021 às 17:59

      Boa noite, Alex!

      Para questões técnicas, por favor, entre em contato com suporte@kazuk.com.br.

      Obrigado pelo contato!

      Responder
  2. carlos galdino disse:
    13 de julho de 2021 às 07:34

    comprei uma placa kazuk pelo mercado livre , não funcionou , pedi a troca , a outra tambem não funciona , cooler gira , mas não emite os bips , lga 775 , testei 5 processadores diferentes , celeron , core 2 duo , dua core , e nada. Minha primeira compra , decepcionante . Oque fazer?

    Responder
    1. Redação disse:
      13 de julho de 2021 às 09:08

      Olá, Carlos! Obrigado pelo contato.
      Por favor, entre em contato com suporte@kazuk.com.br, vamos orientar o que deve ser feito por lá.
      Qualquer coisa, estamos à disposição! Att. 😉

      Responder
  3. Maurício disse:
    31 de janeiro de 2021 às 20:56

    Olá adquiri uma placa mãe Kazuk G41 775, comprei também um processador core 2 quad. Ela chegou em perfeito estado embalada tudo certinho, porém quando foi montada ela da não vídeo, ela inicia o cooler,HD, só não bipa e não da video já testei com um outro processador que eu usava em outra máquina, porém não da video. Já levei em técnicos e eles me condenaram a placa. Já não sei o que fazer.

    Responder
    1. Redação disse:
      1 de fevereiro de 2021 às 08:04

      Olá, Maurício!

      Obrigado pelo contato. Para questões técnicas, por favor, entre em contato com suporte@kazuk.com.br!

      Responder
  4. THIAGO SANTOS ALVES disse:
    21 de outubro de 2020 às 02:07

    comprei um computador novo , quando ligo ele , em 10 a20 segundos vem uma informação como essa 🙁 OCORREU UM PROBLEMA E SEU PC PRECISA SER REINICIADO . ESTAMOS COLETANDO ALGUMAS INFORMAÇOES SOBRE O ERRO E , EM SEGUIDA REINICIAREMOS PARA VOCE . 1% 20 % 90 % ….. CONCLUINDO e isso ai ; acontece sempre que eu ligo o pc ..sempre reiniciando dessa forma após estar ligado 20 a 30 segundos

    Responder
    1. Redação disse:
      21 de outubro de 2020 às 09:00

      Bom dia. Obrigado pelo contato. Para questões técnicas, por favor, entre em contato com suporte@kazuk.com.br. Att.

      Responder
  5. LUIZ ALDEMAR KOZIKOSKI disse:
    16 de agosto de 2020 às 15:22

    Bom dia. Comprei uma placa KZKG41-B em 09/05/2020, montei no dia que recebi, 20/05/2020 e trabalho com ela todos os dias desde então. Hoje pela manhã, ao ligar, ela liga mas não dá vídeo. desmontei a placa para teste fora da CPU e não dá vídeo. A cada roca de componente externo, processador, memoria e fonte, a mesma não continuou a dar vídeo. Qual o procedimento?? (número de série 190664-4120424)

    Responder
    1. Daniel Canto disse:
      17 de agosto de 2020 às 09:31

      Bom dia! Obrigado pelo contato.

      Para questões técnicas, por favor, entre em contato com suporte@kazuk.com.br.

      Att.

      Responder
  6. fabricio disse:
    30 de julho de 2020 às 21:53

    Olá, uso em minha configuração uma placa-mãe AM3+ 95W da Bluecase (BMB78-D1), com um Phenom II X6 1055t 2.8Ghz 125W.

    Após colocar uma boa pasta térmica Thermal Silver, o processador está com temperaturas boas de 45° Máx.- 20°Mín.

    Porém no teste de stress, se eu deixo ele por muito tempo usando 100% do processador ele diminui o clock para 800Mhz e quando eu paro o teste em alguns segundos ele volta para o stock de 2.8ghz, para mim não está sendo um problema em jogos etc, pois só faz isso quando é forçado demais no stress test.

    Porém dei uma melhor pesquisada sobre o TDP da placa-mãe com a do processador, e achei que eram compatíveis pois a placa se diz compatível com a familia Phenom II, e vi que o processador exige 111.15W da placa-mãe para manter os 2.8Ghz, mas não sei se daqui um ano a placa-mãe estará boa como está agora, não entendo muito bem disso e sei que o ideal era o processador entregar apenas os 95w.

    As minhas dúvidas são:

    É um risco muito grande usar essa configuração tendo em vista os TDP’s, mesmo havendo boas temperaturas?

    Em todos aplicativos que testei, o CPUVCORE fica entre 1.289v e 1.300v, isso é normal?

    Qualquer dica a mais é valiosa, agradeço desde já a todos que puderem ajudar!!

    Responder
    1. Daniel Canto disse:
      31 de julho de 2020 às 13:31

      Fabricio, boa tarde.

      O caso é o seguinte: o processador utilizado puxa mais energia do que a placa-mãe consegue fornecer. Acredito que sua fonte seja forte, fazendo com que o computador não desligue, porém os VRMs (controladores de voltagem do processador) são forçados. Por isso o Vcore sobe muito quando o processador esta utilizando 100¨% como você informou. Isso faz com que os VRMs fiquem sobreaquecidos, pois estão constantemente com sobrecarga de tensão, podendo queimar e deixar de funcionar, ou queimar/estragar o processador, deixando passar mais de 1.3V. Outro problema que pode ocorrer é relacionado as trilhas do VRM. O superaquecimento da placa poderia fazer com que as trilhas partissem, liberando fumaça, cheiro de queimado etc, até que pare de funcionar. Recomendamos que a placa seja utilizada com esse processador limitada ao máximo de 90w, evitando utilizar os 95w que a placa é compatível pois o VRm irá sobreaquecer, diminuindo muito a vida útil. Certamente você terá problemas em menos de 2 anos. A temperatura dos VRMs foi checada já? Provavelmente esse é motivo da queda do clock.

      Esperamos ter ajudado.

      Att.

      Responder
  7. VALDO M LINS F disse:
    5 de julho de 2020 às 23:02

    Olá Kazuk, eu uso um computador gamer onde o mesmo esta com problema de ao ligar ele da o arranque de querer ir ao boot e desliga e sozinho ele liga novamente um segundo depois e desliga, as vezes da o boot e até funciona normal o pc e do nada desliga em uso e agora a maioria das vezes é só ligar que ele fica ligando e desligando sozinho. Eu ja levei em um técnico aqui da cidade que no início disse ser só sujeira mas ao voltar pra casa o pc deu mesmo problema e voltou pra o técni então ele disse que era placa mae. Eu já tinha feito todo teste de peças separadas deixei só a fonte que foi trocada esta com uma semana, processador e placa mae e o problema continua.
    O pc é ryzen 2600
    Placa asus rog b350f
    Fonte thermaltake 600w 80 plus

    Responder
    1. Daniel Canto disse:
      6 de julho de 2020 às 10:34

      Valdo, neste caso não tenho como lhe ajudar. Não se trata de produtos Kazuk. Qualquer coisa estamos a disposição! Att. 😉

      Responder
  8. Felício Soares disse:
    23 de junho de 2020 às 05:55

    Ao ligar o PC, aparece uma mensagem: verificar cabo de sinal, é um quadrado com 3 pequenos quadrados dentro nas cores vermelho, verde e azul. Levei em um técnico, o cara a princípio disse ser placa mãe mas, quando mostrei o áudio do ex dono dizendo q a placa mãe era nova, o tecnico disse ter resetado a placa e, eu vi meu PC aparecer a tela normal. Voltei p casa, religuei o PC e, de novo não abre a tela, desliguei, e religuei sem o filtro de linha e nada. Memorias OK, limpas, placa de vídeo OK será o cabo do meu monitor ruim? O ex dono fez um video do PC funcionando. O que faco???

    Responder
    1. Daniel Canto disse:
      23 de junho de 2020 às 09:18

      Olá Felicio. Seria uma placa Kazuk? Não tenho como ajudá-lo caso não seja. Porém, é possível que o problema seja o cabo do monitor sim. Qualquer dúvida estamos a disposição.

      Att.

      Responder
  9. Vagner da Rosa dos Santos disse:
    22 de fevereiro de 2020 às 08:57

    Bom dia! adquirie uma placa Kazuk modelo Kzkg41-b, acabei de montar o meu pc com um Core 2 Quad que eu tenho aqui, até o momento não funcionou, mudei de processador umas 5 vezes, pois tenho outro modelos, e com ou sem memória não bipa (coloquei o speaker), teria algo diferente para fazer?
    comprei em 14 02 2020, chegou dia 19 02 2020.
    Agradeço por enquanto

    Responder
    1. Daniel Canto disse:
      26 de fevereiro de 2020 às 11:33

      Ola, Bom dia!

      Lamento pelo ocorrido.

      Para que possamos lhe auxiliar, preciso que as seguintes informações sejam encaminhadas para rma@kazuk.com.br:

      1: Numero serial da peça na qual precisa de suporte

      2: Defeito ou as características apresentadas no produto.

      3: Uma cópia da NF de compra do produto na qual precisa de suporte.

      Aguardamos o seu retorno.

      Responder
  10. SILVIO LUIZ CHAMAS disse:
    26 de outubro de 2019 às 15:54

    comprei a placa kazuk 775 montei o pc e está funcionando corretamente mas poderia ser mais eficiente mandarem junto com a placa a pasta termica correta para o processador e para as pontes norte e sul como falam.
    também poderiam mandar junto o fixador do cooler para parafusos que tem no mercado e muito mais pratico para a colocação do processador assim evitaria a mal colocação do processador e assim evitaria o amassamento dos terminais do socket. valeu e muito obrigado. gostaria também ser usuário das placas mais avançadas que tiverem no mercado por um preço mais justo vindo de vocês, muito obrigado pela atenção.

    Responder
    1. Daniel Canto disse:
      4 de novembro de 2019 às 16:51

      Olá Silvio. Obrigado pelo contato. Estudaremos a possibilidade de incluir os itens pelo senhor enumerados. Fiquye atento em nossas redes sociais, pois vem algumas novidades por ai. ualquer dúvida estamos a disposição. Att. Kazuk Hardware

      Responder
  11. Fidelis Mosca disse:
    26 de outubro de 2019 às 10:02

    Bom dia!!!! adquirie uma placa Kazuk modelo KZKh55-B, acabei de montar o meu pc com um i5 que eu tinha aqui, ate o momento nao funcionou, vou verificar com calma se pode ser o processador comprei na Neide Notbook ID 5DB307C7D230F…. comprei em 25 10 2019
    Agradeço por enquanto

    Responder
    1. Daniel Canto disse:
      4 de novembro de 2019 às 16:49

      Boa tarde Fidelis. Obrigado pelo contato. Caso precise de algum auxílio, estamos a disposição. Att.

      Responder

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