Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

5 problemas de hardware mais comuns e como solucioná-los

Quem nunca se descabelou de raiva na frente de um PC dando problema… provavelmente ainda irá passar por isso. Um computador, assim como toda máquina, precisa que os seus componentes estejam funcionando corretamente e interagindo entre si.

É comum que, durante sua vida útil, um PC passe por alguns problemas de hardware que atrapalhem um pouco a sua experiência de uso. A boa notícia, no entanto, é que a maioria desses problemas é mais simples de resolver do que parece! Hoje, vamos conversar sobre cinco contratempos bastante comuns e te dar dicas de como solucioná-los.

1. Máquina não reconhece os periféricos

Você usou o seu computador ontem. Ele estava funcionando perfeitamente. Você o liga hoje e SURPRESA: ele simplesmente não reconhece o seu teclado, seu mouse, webcam ou impressora. 

problemas de hardware

A falha de comunicação entre a máquina e os periféricos é um problema de hardware bastante comum.

Se isso acontecer, comece desconectando o hardware por alguns segundos e conectando novamente. Depois, busque no painel de controle o driver do dispositivo e atualize-o. Reinicie o computador. 

Para evitar essa situação, lembre-se sempre de manter atualizados os drivers de controle dos seus hardwares. No painel de controle é possível configurar essas atualizações para que elas ocorram automaticamente. 

Caso o problema persista, pode ser que o defeito esteja no próprio periférico, e aí é necessário avaliar a possibilidade de manutenção ou troca do mesmo.

2. Problema no HD

Uma falha no HD pode ter diversas origens e por isso é necessário investigar bem o que pode estar acontecendo. Em primeiro lugar, atualize os drivers e realize testes no seu computador para descartar qualquer problema de software.

Diferentemente dos SSDs, forma mais moderna de armazenamento, os HDs possuem partes mecânicas que podem sofrer avarias. Pode ser que a agulha de seu HD esteja com problema, e dessa forma será necessário abrir o computador para realizar a troca da peça.

Problemas no HD costumam dar bastante dor de cabeça, visto que podem impactar na perda de arquivos importantes – mas isso é possível prevenir. Mantenha sempre um backup de seus arquivos, de preferência na nuvem, mas pelo menos em outros drivers sólidos como HD externo ou pendrive. 

3. Portas de USB sem reconhecimento

As falhas de entrada das USBs podem acontecer por problemas mecânicos, drivers desatualizados, arquivos corrompidos ou até mesmo vírus.

A maioria dos periféricos atuais são conectados ao computador por meio dessas portas, e por isso ele é um dos problemas de hardware que mais afeta a utilização da máquina.

Se uma porta não estiver funcionando, o primeiro teste que você deve fazer é tentar utilizar outra das portas e ver se funciona ou, até mesmo, tentar inserir outro periférico nessa mesma. Isso vai te ajudar a identificar se o problema é realmente com ela.

Atualize os drivers das entradas USB e reinicie o computador. Se o problema persistir, tente passar o PC por um scanner de vírus e, também, averiguar com a assistência técnica a possibilidade de uma falha mecânica. 

problemas de hardware: usb não reconhecida

USB não reconhece? Experimente atualizar os drivers e reiniciar o computador!

4. Computador sem som

Se o seu computador estiver mudo, comece conferindo se todos os cabos que conectam a máquina às caixas de som estão devidamente plugados. Para verificar um possível mal contato, deixe ligado algum programa que emite barulho e mexa nos cabos, para entender se em determinada posição ele volta a funcionar. 

Confira também se a barrinha de volume do sistema operacional não está no mudo. Caso os cabos estejam bem instalados e a barra de volume esteja no alto, o problema pode ser de driver. Entre na solução de problemas dos dispositivos de áudio para verificar se existe algum conflito entre eles: pode ser que o computador esteja conectado automaticamente a um fone de ouvido Bluetooth e você não tenha percebido.

Busque também entender as configurações dos fabricantes para saber se existe algum problema de compatibilidade entre suas placas-mãe e de som. 

5. Internet não conecta

problemas de hardware: internet não conecta

Essa imagem é o retrato do pânico para a maioria dos usuários de PC – mas ela pode ter solução!

Se o seu computador não está conectando à internet, verifique se o adaptador de WiFi está ligado. A maioria dos notebooks possui, no teclado, um botão que liga e desliga o WiFi e é possível que, sem perceber, você o tenha acionado. 

Confira também se os drivers da placa de rede e do adaptador do WiFi estão atualizados, no painel de controle. Se esse não for o caso, avalie se o problema não está no roteador. Pode ser que o mesmo esteja danificado ou, até, que não haja compatibilidade entre ele e seu computador. 

Agora que você já sabe como resolver alguns problemas comuns de hardware que acontecem constantemente com os computadores, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber todos os nossos conteúdos informativos na sua caixa de entrada!


Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio