Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

Problemas na memória RAM: o que fazer?

A memória RAM é um dispositivo imprescindível para o bom funcionamento de um computador. Responsável pelo armazenamento rápido de dados frequentemente utilizados, os problemas na memória RAM podem deixar o uso da máquina lento e impraticável.

No post de hoje, ensinaremos como identificar problemas na memória RAM e solucioná-los. Continue a leitura para conferir!

Ferramenta nativa do Windows

O Windows Vista, 7, 8 e 10 contam com uma ferramenta nativa que permite realizar o diagnóstico dos pentes de memória RAM. Acessá-la é fácil: basta digitar na busca do Windows, na barra de tarefas, “Diagnóstico de Memória do Windows”. Clique no resultado para abrir a ferramenta.

problemas na memória ram - pente

Ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows

Para realizar a análise, é necessário reiniciar a máquina; por isso, antes de iniciar, não se esqueça de salvar todos os arquivos e fechar os programas abertos, evitando perda de dados importantes. Caso não tenha como fazer a análise agora, selecione a opção “verificar se há problemas na próxima vez que eu iniciar o computador”.

Se a ferramenta identificar algum erro, muito provavelmente é de ordem física, sendo necessário trocar o pente de memória. Caso não seja detectado nenhum problema na memória RAM, é preciso partir para novas análises para identificar o que está atrapalhando o funcionamento correto.

problemas na memória ram - diagnóstico

Quando essa mensagem aparece, significa que o pente de memória está livre de problemas físicos.

BIOS não reconhece a memória

Caso tenha trocado o pente recentemente, pode ser que o problema seja que a BIOS não reconhece a memória RAM. A primeira coisa a se fazer é testar pentes diferentes, para descartar a possibilidade de o problema estar na parte física do hardware.

Se, no teste, o pente diferente funcionou da maneira esperada, é provável que o novo esteja com algum defeito. Porém, caso o problema tenha persistido, pode ser que a BIOS esteja desatualizada.

Atualizá-la é simples. Basta entrar no site da fabricante da sua máquina, procurar pelo seu modelo, ir na área de downloads e procurar pela versão mais recente da BIOS.

problemas na memória ram - bios desatualizada

Muitas vezes, uma BIOS desatualizada não reconhece novos dispositivos.

Feita a atualização, a BIOS deve estar preparada para reconhecimento da peça. Caso o problema não tenha sido resolvido, vale a pena consultar os serviços de uma assistência técnica de sua confiança.

Memória RAM insuficiente

Se o seu computador está lento ou travando muito, é possível que a memória RAM disponível não seja o suficiente para o melhor funcionamento da máquina. Nesses casos, a saída definitiva é adicionar novos pentes, aumentando a potência do computador. Caso não seja possível colocar novas unidades, é possível substituir as atuais por pentes de maior capacidade.

Antes de bater o martelo e realizar a compra, vale a pena procurar por outras soluções possíveis. Um possível motivo é o vazamento de memória, que acontece quando um programa não “devolve” a memória RAM que não precisa mais.

Cheque se esse é o problema abrindo o Gerenciador de Tarefas e a aba Detalhes. Caso tenha algum programa utilizando uma boa parte da memória, selecione-o e clique em Encerrar tarefa. Se o computador voltar a operar normalmente, tente reinstalar o software, ou, se for o caso, entre em contato com a equipe de desenvolvimento.

problemas na memória ram - vazamento de memória


Encerre tarefas que estão utilizando muita memória RAM e verifique se o problema é resolvido.

Há ainda outra solução para problemas na memória RAM insuficiente que não requer a troca do dispositivo. O Windows conta com uma ferramenta muito útil chamada de memória RAM virtual, que aloca dados que iriam para o dispositivo em um arquivo de paginação, quando a memória usual está cheia.

Seu desempenho não é igual a de pentes de fato, mas pode contornar o problema. Via de regra, a quantidade de memória RAM virtual habilitada por padrão é idêntica ao valor dos pentes, mas pode ser aumentada.

Para começar, abra o Painel de Controle, selecione a opção Sistema e Segurança para, em seguida, clicar em Sistema. No menu lateral, clique em Configurações Avançadas do Sistema.

problemas na memória ram - memória virtual

Sessão avançada das Propriedades do Sistema.

Clique em Configurações, vá até a aba Avançado e, dentro da seção de memória virtual, selecione Alterar. Na nova janela, desmarque a opção de gerenciamento automático e coloque o novo valor desejado em Tamanho personalizado.

problemas na memória ram - memória virtual valor personalizado

Na área tamanho personalizado, insira o novo valor.

Feito isso, basta reiniciar o computador para que a nova memória virtual seja utilizada. Lembre-se que os ganhos não serão impressionantes, visto que seguirá a velocidade do HD – em SSDs, o uso prolongado de um alto valor de memória virtual pode diminuir a vida útil do dispositivo.

Identificou que é o pente de memória RAM com defeito ou chegou a hora de fazer aquele upgrade? A Kazuk conta com peças de alta qualidade para você, com ótimo custo-benefício e garantia vitalícia, te protegendo para sempre em casos de defeitos de fábrica.

Se interessou? Clique no banner para saber mais!

Comentários

  1. ANDRE LUIS MARTINEWSKI disse:

    Ótimo post. Fiz um upgrade de memória e o computador ficou imprestável. Seguindo a dica, atualizei a BIOS (a versão anterior reconhecia o pente, mas o note não funcionou direito) e o computador voltou a funcionar direito (e um pouco mais rápido).

    1. Daniel Canto disse:

      André, boa tarde! Obrigado pelo contato.

      Que bom que deu tudo certo! Qualquer coisa estamos a disposição! Att. 😉

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio