Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

Problemas no monitor: identifique e repare!

Assim como qualquer tipo de dispositivo, telas de computadores e notebooks podem apresentar problemas comuns. A boa notícia é que a maioria dos problemas no monitor comuns podem ser resolvidos de maneira simples, sem necessariamente precisar do suporte de uma assistência técnica.

Mesmo assim, é bom lembrar: caso você não tenha conhecimento ou segurança para mexer no dispositivo, ou ainda se as soluções “caseiras” não resolveram o problema, procure uma assistência técnica de sua confiança. Os profissionais conseguirão identificar o problema exato da peça, o que nem sempre é possível fazer ao conferir tutoriais na internet.

Separamos 6 problemas comuns em monitores e suas soluções. Continue a leitura para conferir!

1. Monitor não liga

Existem muitos motivos que podem fazer com que o monitor não ligue. É importante começar pelo básico, como por exemplo conferir se ele está ligado na tomada, ou ainda se está conectado a uma saída de energia compatível com sua voltagem (110v ou 220v). Mesmo que a maioria desses dispositivos sejam bivolt, vale a pena conferir.

Problemas no monitor nao liga

Se o computador liga, mas o monitor não, é provável que seja um problema relacionada à alimentação de energia.

Caso esteja utilizando algum tipo de protetor de linha, o retire e tente conectar o monitor diretamente a tomada. Se funcionar, teste outros protetores para achar uma opção melhor.

O problema também pode estar no cabo de energia do monitor. Leve apenas o cabo a uma loja especializada e peça para testá-lo – caso não esteja funcionando, é só trocar por um novo, e a vantagem é que o preço dessa parte costuma ser baixo.

2. Tela liga, mas fica preta

Se o aparelho liga, ou seja, está recebendo energia elétrica normalmente, mas não sai do estado de monitor com tela preta, dificilmente terá relação com a alimentação do dispositivo. Para ter certeza que não é o cabo de energia, faça o mesmo teste citado acima.

Pode ser que o problema não seja no monitor, e sim no computador. Um dos primeiros testes a fazer é desligar a máquina, ligar novamente e se atentar aos sons emitidos. Caso ouça um bipe, provavelmente o problema é em algum conector interno. Confira se há algum componente desconectado, achatado ou com defeito.

Problemas no monitor com tela preta

Um dos problemas no monitor mais comuns é quando a tela liga, mas não transmite imagens.

Se, mesmo assim, o monitor liga mas não aparece imagem, desligue-o da energia e espere 30 segundos e ligue novamente. Esse processo faz com que o monitor reinicie alguns processos, e pode ser que o problema se resolva.

3. Sinal de erro de conexão ou sinal

Quando a tela liga normalmente, mas mostra uma mensagem de erro de conexão, a causa mais provável é o cabo de vídeo (HDMI, DVI, VGA, entre outros), que conecta o computador ao monitor. Por isso, a primeira coisa a se fazer é testar outro cabo e verificar se o problema é resolvido. Caso positivo, basta adquirir um novo cabo.

O problema também pode estar no conector do monitor ou do computador. Para testar, utilize o mesmo cabo de vídeo em outro dispositivo. Se o problema for resolvido, é preciso identificar em qual ponta está o problema. Conecte o cabo no computador e outro dispositivo, como monitor ou TV com a mesma entrada de vídeo e verifique se funciona normalmente; da mesma forma, conecte o cabo no monitor e outro componente, como notebook ou videogame.

Seja em qual ponta estiver o problema, será necessário ajuda de uma assistência técnica para resolver o problema. Lá, eles poderão trocar o conector e realizar outros testes.

4. Imagem está clara ou escura demais

O principal motivo para as imagens do monitor estarem claras demais ou muito escuras é o brilho e contraste desregulado. A maioria dos dispositivos possuem botões físicos para realizar esse ajuste.

Mesmo assim, pode ser difícil “acertar” o nível de brilho e contraste. Para facilitar, utilize o site Lagom, que fornece imagens de teste para ajustar os níveis de maneira correta.

Problemas no monitor - brilho e contraste

Um dos problemas no monitor mais comuns é quando a tela liga, mas não transmite imagens.

Caso a tela se mantenha escura e não responda à calibração, é provável que alguma luz do monitor tenha queimado. Se seu produto ainda estiver na garantia, entre em contato com o fabricante; caso contrário, leve a uma assistência para receber orientações de como proceder.

5. Monitor com imagens distorcidas

Se as imagens da tela estão distorcidas, as principais causas são defeito no monitor ou algum problema na placa de vídeo. Para descobrir, inicie o Windows no modo de segurança.

6. Pontos pretos ou coloridos na tela

Quando pontos pretos aparecem em uma tela de LCD, é sinal que existem pixels mortos ou travados nela – a primeira alternativa não tem solução, mas a segunda, sim. Caso estejam travados, pode ser que esses pontos sejam de outras cores.

Utilize um objeto de ponta achatada de plástico, como uma caneta com tampa, e dê leve batidas nesses pontos, com cuidado para não gerar danos físicos. Você também pode fazer uma leve pressão no local, utilizando um pano levemente úmido, e nunca com o dedo descoberto.

Outra solução é utilizar o site JScreenFix – que também pode ser usado em celulares e outros tipos de tela LCD. Ele irá mostrar diversas imagens coloridas que mudam repentinamente, tentando forçar o pixel a funcionar normalmente.

Problemas no monitor podem dar uma dor de cabeça, e, de vez em quando, não há solução a não ser trocar o periférico. Se você está procurando por uma nova opção, não pode deixar de conhecer os monitores da Kazuk, com garantia de 2 anos e preparados para as mais diferentes atividades e necessidades.

Se interessou? Clique no banner para conhecer mais!

Comentários

  1. carlos disse:

    bom dia,obrigado por colocarem este canal,para orientar,o problema e que quando ligo o pc,a tela fica com uma nitidez normal o tempo todo,porém se eu deixo de digitar por uns 10 minutos, a tela fica pouco nitida,ai eu reinicio o pc e tudo volta ao normal,inclusive o tempo que estou digitando,não ocorre esta anormalidade,somente se deixo em suspensão por 10 a 15 minutos.

    1. Redação disse:

      Olá Carlos, bom dia! O seu monitor é da Kazuk? Se sim, entre em contato, por favor com suporte@kazuk.com.br! Obrigado!

  2. Carlos Alberto dos Santos disse:

    Obrigado senhor Redação pela atenção. Me desculpe, eu achei que fosse um site pronto a ajudar quem precisasse. e não a monopolizar uma marca.

  3. Carlos Alberto dos Santos disse:

    Monitor STI 24″ que uso como tela de pc, Problema; A uma semana atrás, ao ligar o pc a tela do monitor ficou preta com um hífen piscando no canto superior esquerdo, esperei que entrasse a imagem e por mais que esperasse , não entrou imagem nenhuma. desliguei tudo e passado um minuto mais ou menos liguei de novo e o monitor entrou normal. achei que fosse problema isolado e não dei mais importância. No outro dia ocorreu o mesmo problema e achei que fosse minha placa de vídeo, tirei a placa e coloquei em outro pc, e tudo funcionou bem, coloquei de volta a placa. Fui testar as entradas de HDMI do monitor/pc e aí a tela ficou azul. desliguei tudo e liguei o pc no outro monitor e funcionou normalmente, aí constatei que o problema era o monitor, mas fui mais além, desliguei o monitor do pc e usei como tv, funcionou tudo normal, quando liguei meu home no HDMI do monitor, de novo minha tela ficou azul. Preciso concertar meu monitor porque não posso ficar desligando e ligando o pc com risco que queimar meu SSD. Detalhe, o problema da tela acontece quando o pc fica mais de 2 horas desligado. Alguem tem uma solução para o meu problema?

    1. Redação disse:

      Olá Carlos, bom dia! Nós damos dicas gerais em nosso blog, mas não podemos dar dicas específicas de como consertar problemas em peças de outras marcas, ok?

      Obrigado!

  4. RODNEI A, G. RIBEIRO disse:

    Do lado direito da tela do meu pc, samsung, existe uma espécie de dobradiça que se soltou. Mas eu não entendo como essa peça pode se soltar. é muito grande e não tem como se encaixar novamente.

    1. Redação disse:

      Olá Rodnei, bom dia! Nós damos dicas gerais em nosso blog, mas não podemos dar dicas específicas de como consertar problemas em peças de outras marcas, ok?

      Obrigado!

  5. Odimar Deusdara Rodrigues disse:

    Tenho placa mãe Kazuk G41-B mas o DVD que veio junto não tem driver video para Windows 10.
    Como posso conseguir este driver?

    1. Daniel Canto disse:

      Bom dia! Obrigado pelo contato. Para questões técnicas, por favor, entre em contato com suporte@kazuk.com.br. Att.

  6. Laian Freitas disse:

    o meu fica uma parte preta piscando (é o de 21.5)

  7. Eduardo disse:

    comprei uma mother da kazuk porém qualquer dispositivo que coloco nas entradas pcie travam a ligação da maquina, não inicia, só fica em tela preta, se remover o dispositivo a maquina funciona, como resolver essa incompatibilidade?

    1. Daniel Canto disse:

      Eduardo bom dia. Obrigado pelo contato.

      Neste caso acredito que o ideal seja solicitar a substituição da placa junto ao vendedor. ELa esta na garantia e o vendedor deve trocá-la diretamente. Se precisar de auxílio, estamos a disposição.

      Att.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio