Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

Setup home office: o que não pode faltar

Com as restrições sociais impostas pela pandemia de Covid-19, diversas pessoas se viram obrigadas a transformar um espaço da própria residência em escritório improvisado. Assim, além dos gamers, diversos outros profissionais precisaram modificar algum canto da própria casa para torná-lo um espaço adequado para passar as horas de expediente.

Por conta disso, o setup home office passou a ser mais que um desejo, virando uma necessidade em um momento em que o lar também se tornou local de trabalho. Pensando nisso, preparamos um material que pode te ajudar a entender como criar e definir quais são os itens indispensáveis para a sua rotina em casa. Confira!

Como criar uma rotina de trabalho em casa?

Antes de pensar em espaço, adaptações e equipamentos, é ideal que você estabeleça e mantenha uma rotina de trabalho, mesmo que isso não seja exigido oficialmente. Dessa forma, tanto as pessoas que moram com você quanto o seu cérebro e organismo estarão cientes de que você não está de férias e de que as demandas continuam à sua espera.

Por isso, levante-se nos mesmos horários, arrume-se como se precisasse sair de casa e mantenha, inclusive, as pausas para o almoço. Assim, independentemente das adaptações necessárias para ter seu próprio escritório em casa, você e sua família saberão quais são os momentos de trabalho e os de lazer. 

Determinado este ponto, chegou a hora de preparar o seu setup home office.

Preparar um ambiente para o escritório em casa é importante para que a flexibilidade do home office não prejudique a sua produtividade e qualidade de vida.

O que não pode faltar no seu home office?

A primeira coisa que não pode faltar em um espaço home office é o local ideal. Sabemos que nem todas as realidades permitem que o trabalhador consiga separar todo um cômodo que garanta espaço, conforto e silêncio na hora do trabalho, mas algumas adaptações podem ser feitas em praticamente qualquer ambiente.

Procurando o espaço ideal

Até um cantinho improvisado pode se transformar em um espaço de trabalho que garanta ao menos o mínimo de conforto. Para isso, qualquer espaço disponível na sala ou mesmo no quarto pode ser uma opção para que você estruture o seu setup home office — o importante aqui é que ele seja um local exclusivo para as horas de expediente. 

Isso evita que a movimentação da casa atrapalhe a sua concentração e também permite que outros espaços, como a mesa da cozinha, estejam disponíveis para o restante dos moradores. Por isso, caso seja possível, monte o seu escritório improvisado em um ambiente que não tenha tanta circulação de pessoas nos momentos em que você estará focado.

Outra coisa a se pensar são as reuniões. Além de garantir que mais ninguém esteja no mesmo ambiente que você nesses momentos, uma boa dica é manter um aviso de silêncio na porta ou compartilhar sua agenda com as pessoas da casa. Assim, você garante que não será protagonista de situações embaraçosas e que conseguirá falar quando necessário, sem ter que se desculpar pelo som do ambiente.

Procurar um espaço com janelas também ajuda, uma vez que um espaço bem iluminado estimula a criatividade e a produtividade, além de garantir seu bom humor mesmo nos dias mais atribulados.

Se possível, monte seu setup home office perto de espaços com janela, explorando a luz natural e o ambiente arejado.

Como montar um setup gastando pouco?

Outra grande questão na hora de montar o setup home office é saber quanto e como gastar. Uma primeira dica é: adapte os móveis que você já tem em casa!

Ainda não sobrou dinheiro para comprar uma escrivaninha específica para o seu escritório em casa? Qualquer mesa com cerca de 70 e 80 cm de espaço e 75 cm de altura pode quebrar um galho enquanto você não consegue comprar a mobília ideal.

A cadeira, por exemplo, não precisa ter uma cara de escritório. Móveis desse tipo que sejam estofados e contem com um apoio para a coluna já fazem um bom trabalho (ao menos por um tempo e caso você não tenha predisposições ou doenças que exigem um cuidado especial). 

Apesar de nem sempre ser o ideal, qualquer espaço pode servir como escritório. Lembre-se apenas de que a organização é fundamental para conciliar o trabalho e a vida pessoal.

Caso seu setup home office precise ficar na sala, use o ambiente da estante como uma extensão do escritório. Assim, o computador e outros itens do espaço servem também como decoração do ambiente, mantendo o padrão de objetos, com livros e demais itens de papelaria.

Aqui, manter a organização do cantinho de trabalho é essencial para que estilo não pareça bagunça e o que era para ficar camuflado no meio de livros e objetos de decoração não ganhe a atenção total.

E, apesar de muitas adaptações serem possíveis, alguns itens são indispensáveis para que o trabalho em casa não vire uma grande dor de cabeça. Pensar e prestar atenção nos equipamentos eletrônicos, por exemplo, é essencial para que seu computador não te abandone perto de uma entrega importante.  E, por isso, alguns investimentos talvez sejam necessários.

Monitores, SSD e Memória RAM

Muitas pessoas acabam tendo que adaptar os próprios equipamentos e eletrônicos, usando-os também como ferramentas de trabalho. Assim, aquele monitor pequeno do desktop que só era utilizado nos finais de semana passa a ser insuficiente e precisa ser substituído por um equipamento que atenda melhor às suas necessidades.

Da mesma forma, um notebook que antes só era utilizado para trocas de e-mails, redes sociais e filmes no final do dia, agora passa a ficar ligado por horas a fio e ser utilizado para armazenamento de material de trabalho. Se esses arquivos forem muito pesados, talvez seja preciso trocar o HD por SSD, que são hardwares de armazenamento de dados que não usam partes móveis em sua constituição, o que evita as falhas técnicas, e com velocidade de leitura bastante superior. 

E, caso a sua máquina apresente problemas de velocidade, fazer um upgrade de memória RAM pode ser essencial. Desse modo, programas poderão rodar e ações serão feitas de forma mais rápida, evitando desgastes e estresse desnecessário.

Para substituir os hardwares do seu PC, a Kazuk é a melhor opção, alinhando ótimo custo-benefício e a qualidade. Conheça mais sobre os produtos da marca clicando no banner abaixo. 

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio