Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

Software e Hardware: entenda as diferenças

Qualquer usuário de computador já se deparou com as palavras Software e Hardware em algum momento. Mesmo assim, o significado desses termos é desconhecido para muitos e as pessoas ainda tem dúvidas em relação à diferença entre as duas coisas. 

Nomenclaturas parecem sempre complicadas, ainda mais quando estão em língua estrangeira – mas hoje vamos acabar com a sua dúvida! Portanto, o que são e quais são as diferenças de software e hardware?

Todo computador é composto por software e hardware

Para que você entenda a função desses dois termos, podemos começar falando sobre como todo computador é uma combinação de hardware com software. Sim. Todo. Esses dois itens precisam trabalhar em conjunto para que um pc exista e funcione. Cada hardware que compõe a sua máquina precisa de um software correspondente.

Mas afinal, o que é hardware?

Imagine um corpo humano. Imagine que ele é um computador. Imaginou? Pois bem. Cada um dos seus órgãos é uma peça de hardware! A placa-mãe, por exemplo, seria uma mistura de coração com cérebro: o órgão que comanda e organiza tudo. 

Saindo da analogia, podemos definir que um hardware é qualquer parte física do computador. São os componentes concretos, aqueles que você conseguiria pegar na mão.

Hardwares são as peças físicas do computador

Por serem partes físicas, os hardwares tendem a sofrer avarias e se danificar ao longo do tempo de uso. Quando danificadas, algumas das peças podem ser substituídas por outras. 

E o que é um software?

Se continuarmos na mesma analogia, o software seriam as correntes cerebrais que fazem com que os órgãos funcionem. Para que cada órgão de seu corpo esteja funcionando direito, é necessário que ele seja constantemente estimulado por neurônios e correntes. 

É a mesma coisa dentro de um computador, e os hardwares precisam dessa corrente para funcionar. O software, portanto, é a parte lógica. É o sistema. A parte impalpável. 

Conheça os Softwares

Softwares são a parte lógica do computador.

Os softwares ainda podem ser classificados entre Softwares de Sistema, como os drivers e o próprio sistema operacional da máquina (como o Windows e o Linux) e os Softwares de aplicativos, como os programas do pacote office. 

Os softwares não estragam com o tempo, mas podem se tornar desatualizados e obsoletos. Por conta disso, as empresas estão constantemente lançando atualizações, e é sempre recomendado que você as faça. Também correm o risco de ser atingidos por vírus e, em caso de danificação, podem ser reinstalados com base em um backup

Como o software e o hardware trabalham juntos?

Quando um computador é ligado, o software precisa transmitir os impulsos necessários para que o hardware seja ativado e executado. Existem comandos de software para cada função do computador e para cada componente.

Quando você abre o Excel, por exemplo, os impulsos enviados pelo software vão garantir que esse programa interaja com o monitor, o mouse, o disco de armazenamento e assim por diante. Quem faz o papel de intérprete das informações trocadas entre software e hardware é o sistema operacional.

O que é o sistema operacional?

O sistema operacional é o software mais importante executado em um computador – ele é a central de comando, que administra todos os recursos físicos e lógicos do computador, ou seja, todos os softwares e hardwares.

Agora que você já entende a diferença entre software e hardware, entende melhor sobre as estruturas que, juntas, fazem um computador funcionar! É possível também otimizar o seu computador fazendo upgrades de software e de hardware para melhorar o desempenho da máquina. Na Kazuk, trabalhamos com peças de hardware de excelente qualidade!

Agora que você já entende a diferença entre software e hardware, confira os produtos Kazuk! A marca é focada em peças de hardware de excelente qualidade para otimizar o seu computador!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio