Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog

Vale a pena fazer upgrade de memória RAM em notebook?

Com foco na mobilidade e praticidade, notebooks são vendidos de forma completa.  Normalmente, são feitos para que o usuário precise apenas apertar um botão para começar a utilizar. Todo o hardware é construído de forma compacta, para permitir o uso do aparelho em diversas situações.

Por mais que essas características sejam fundamentais na construção de um laptop, além de possuírem diversas vantagens, elas fazem com que as possibilidades de upgrade da máquina sejam quase nulas.

Uma das poucas modificações possíveis em notebooks é o upgrade de memória RAM. Mas, mesmo existindo essa oportunidade, será que vale a pena? É isso que iremos descobrir no texto de hoje. Continue a leitura para conferir!

Checagem da compatibilidade

Como dito, o upgrade de memória RAM no notebook é um dos poucos melhoramentos possíveis nessas máquinas. Porém, não são todos os laptops que aceitam essa modificação.

Essas peças são conectadas na máquina através de slots. Por isso, caso não tenham slots extras disponíveis, você não poderá colocar novos pentes de memória na máquina. Porém, caso julgue necessário, é possível trocar os antigos.

 

Caso você tenha garantido que há espaço e conectores para memória RAM, é necessário verificar qual modelo de pente é compatível com a sua máquina. Para isso, verifique a voltagem e a versão “DDR” de seu slot SO-DIMM.

Quando fazer o upgrade?

Antes de realizar a adição de memória RAM, é necessário analisar sua verdadeira necessidade, afinal, nem sempre vale a pena.

Via de regra, quem usa o computador de forma mais rotineira, sem abrir muitos programas pesados ao mesmo tempo, sentirá pouquíssimas mudanças após o upgrade. Agora, se você costuma usar softwares complexos, abre diversos aplicativos ao mesmo tempo ou ainda gosta de jogar no notebook, o upgrade vale a pena.

Caso seu notebook esteja lento e os casos citados acima mostram que não é necessário colocar mais memória RAM, considere trocar seu HD por um SSD. Esse upgrade, possível em quase todos os laptops, costuma trazer mudanças mais significativas e positivas.

Como fazer a adição

Fazer o upgrade em casa é simples, mas é necessário cautela. Caso você não se sinta confortável em fazer alterações físicas em seu notebook, a melhor pedida é levar a uma assistência técnica de sua confiança. É importante avisar que as peças de notebook são mais frágeis e compactas do que aquelas construídas para computadores de mesa e, por isso, requerem maior cuidado.

Procure no manual ou no site da fabricante de sua máquina a localização dos pentes de memória no modelo de seu notebook. Em seguida, desparafuse o que for necessário – pode ser que isso signifique retirar toda a parte traseira da carcaça da máquina.

Feito isso, vale a pena “descarregar” a energia estática de seu corpo, evitando que cause acidentes. Tocar em qualquer parte metálica da máquina é o suficiente para cumprir essa etapa.

upgrade de memória RAM em notebook - instalação

A instalação da memória RAM é uma das partes mais simples do processo.

A instalação de fato é um dos passos mais simples. Segure o novo pente com uma inclinação de aproximadamente 45 graus. Agora, com muito cuidado, aplique um pouco de pressão no local de encaixe. Ao ouvir uma espécie de clique, ajuste o pente e deixe-o plano.

Em alguns casos, é necessário retirar os pentes atualmente instalados. Para isso, basta empurrar delicadamente os clipes que seguram a peça. Esse movimento fará o pente de memória saltar.

O upgrade de memória RAM em notebook é uma ótima forma de dar maior poder de fogo para a sua máquina, sem gastar muito.

A Kazuk, marca totalmente nacional, possui pentes de memória de alta qualidade, tanto para desktops quanto para notebooks. Clique no banner e conheça!

Comentários

  1. Evaldo disse:

    Olá, tenho um Acer 5532 com 4Gb de RAM e segundo o manual é o máximo permitido de upgrade. Lendo alguns fóruns na internet, ouvi dizer que com o Windows10 instalado, é possivel fazer upgrade de RAM acima do recomendado, pois o Windows10 conseguirá gerenciar. Isso procede?

    1. Daniel Canto disse:

      Bom dia, Evaldo. Obrigado pelo contato. Para questões técnicas, por favor, entre em contato com suporte@kazuk.com.br. Att.

  2. José Aparecido disse:

    Gostei bastante, tenho um notebook Samsung RV 515 já troquei o HD por um SSD de 240 GB mesmo assim continua lento,ele tem 4 GB de memória RAM. Consigo colocar mais 4 GB de RAM. Obrigada.

    1. Redação disse:

      Olá, José! Obrigado pelo contato. Que bom que você gostou do conteúdo!

      Qualquer dúvida estamos a disposição.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio