Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Kazuk Hardware – Blog
  • Produtos Kazuk
  • Dicas
  • Acesse o site ▸
Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos

Kazuk Hardware – Blog

  • Produtos Kazuk
  • Dicas
  • Acesse o site ▸
O que está buscando?

Conheça as vantagens e desvantagens do Linux

1/mar/2021

Apesar de não ter sido criado para fins comerciais e, por isso, receber a fama de ser complexo, o Linux tem distribuição gratuita e é um dos sistemas operacionais mais usados do mundo. 

Se você tem dúvidas se o Linux é bom ou não para suprir as suas necessidades, siga no texto para conhecer as vantagens e desvantagens do Linux, entender um pouco mais as suas características e descobrir o que o difere do Windows.

O que é sistema operacional?

Primeiro, é importante destacar o que é um sistema operacional e o motivo pelo qual você deve pensar nele como mais do que uma ferramenta obrigatória, mas também como algo que pode facilitar o seu dia a dia. 

O sistema operacional é um software que, em termos mais simples, possibilita que possamos “comandar” os computadores. É ele quem oferece uma base para que a máquina possa funcionar, além de administrar seus programas e recursos.

Exatamente por esse caráter estrutural, os computadores costumam vir com algum desses sistemas já instalado. E, apesar de muitas pessoas nem mesmo pensarem em modificar ou em procurar alternativas que façam mais sentido para elas, o sistema operacional pode ser atualizado e alterado. 

Alguns dos mais conhecidos são: Windows, Mac OS X e o Linux Ubuntu. 

computador

Ubuntu é uma das versões mais populares do Linux.

Sobre o Linux

Criado em 1991, por Linus Torvalds, o Linux nasceu como uma atualização, em estudo feito com base no Minix, um sistema disponibilizado para servir como objeto de análise de estudantes de computação e que tinha como objetivo atender as necessidades de uso pessoal de seu fundador.

Talvez por esse caráter mais experimental e até pessoal de sua origem, ele até hoje é um sistema operacional de código aberto, ou seja, é distribuído de forma gratuita. Além disso, ele está sob a licença GPL, que permite que seu desenvolvimento, atualizações e distribuição sejam feitos de forma coletiva, mas nunca de maneira fechada e para fins lucrativos. Dentre as versões mais utilizadas estão Ubuntu, Fedora e Linux Mint.

E, afinal, quais são as vantagens e desvantagens do Linux?

Vantagens

Além de ser gratuito, o sistema operacional Linux tem entre as suas vantagens uma gama enorme de customizações e personalizações, sejam aquelas feitas por cada usuários, como as modificações no desktop, sejam as que vem instaladas em suas inúmeras versões existentes.

Outra grande diferenciação envolvendo valores está no fato de que notebooks novos que já possuem esse sistema tendem a custar mais barato do que os de mesmo modelo com Windows instalado. 

A segurança e a privacidade são outros dos benefícios do Linux, uma vez que ele exige usuário e senha para a instalação de todos os programas, é considerado mais “resistente” aos vírus por não ser um alvo tão visualizado para golpes e, ainda, permite que você controle seus dados pessoais.

Desvantagens

Apesar de levar a fama de ser mais complexo do que realmente é, algumas das desvantagens do Linux passam por sua dependência de linhas de comando, o que pode ser agravado pela falta de costume do usuário comum e por seus comandos não serem tão intuitivos.

Por esse motivo, não é incomum que em situações até mais simples o usuário precise contactar um profissional para resolver problemas que, em outros sistemas operacionais, ele conseguiria solucionar sozinho. 

Outro problema comum e que pode afetar especialmente aqueles acostumados com o Windows ou mesmo Mac é a falta ou incompatibilidade de aplicativos e programas que, até então, faziam parte de sua rotina.

Particularidades de cada versão 

Parte vantagem e parte desvantagem, também é importante ter em mente que existem inúmeras versões do Linux e cada uma delas têm suas próprias particularidades. Essa falta de padronização torna um tanto mais complexa a procura pela que melhor pode suprir suas necessidades, mas, ao mesmo tempo, essa variedade e suas possibilidades tornam o fator da personalização ainda mais atraente.

Assim, cada uma de suas versões pode apresentar vantagens e desvantagens diferentes das que já comentamos. Por isso, pesquise um pouco melhor sobre algumas delas e, em especial, entenda os pontos positivos e negativos das que você escolheu antes de fazer a troca no sistema operacional.

Leia também:  Computador para home office: saiba como melhorar o seu.

notebooks em um ambiente de trabalho

O Linux costuma ser utilizado em empresas por ser um sistema operacional fácil de personalizar.

Linux x Windows

Agora, se você ainda não sabe se vale a pena ou não trocar de sistema operacional, ou mesmo investir em um notebook mais caro, mas que já venha com Windows instalado, separamos algumas das principais diferenças entre ambos para te ajudar a decidir.

Interface

Os contrastes entre Linux e Windows começam pela interface gráfica dos dois sistemas operacionais, mas, em ambos os casos, basta que o usuário se acostume com os atalhos. Da mesma forma, as adaptações e modificações permitidas pelo Linux podem parecer um bicho de sete cabeças no início, mas fóruns e vídeos na internet podem te ajudar a ter intimidade com a plataforma.

Já o Windows, por não permitir tantas customizações, garante a facilidade do uso, mesmo por pessoas mais inexperientes.

Custo-benefício

Como já dissemos anteriormente, uma das maiores vantagens do Linux está no fato de ele ser um sistema operacional com distribuição gratuita e que, por isso, traz modificações no valor de notebooks novos que tem ele instalado.

O Windows, por sua vez, além de tornar máquinas zeradas mais caras, ainda custa cerca de R$ 329,00 na versão home do Windows 10.

Suporte e atualizações

Também como já comentamos ao longo do texto, o Linux garante ao seu usuário total controle das atualizações que ele quer ou não que sejam feitas na máquina. O Windows, em compensação, necessita da reinicialização da máquina para cara upgrade e, por vezes, faz essas alterações sem que o usuário autorize. 

Já em relação ao suporte, enquanto o do Linux se baseia puramente em fóruns e comunidades online, geralmente em inglês, o Windows oferece os próprios suportes, inclusive em português.

Mais do que bater o martelo sobre qual é o melhor sistema operacional, é importante que você consiga entender suas características e possa definir qual deles faz mais sentido para você. 

Para receber nossos conteúdos em primeira mão na sua caixa de entrada, basta se inscrever em nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo!

 


Posts relacionados

Glossário dos malwares: confira termos e informações

Você sabe o que são malwares ou como eles facilitam ou até causam ataques cibernéticos? Continue lendo para conferir um glossário com vários exemplos deles e de termos relacionados que podem gerar dúvidas em usuários. 

Dicas

4 min

O que fazer quando o Touchpad do notebook não funciona?

Notebooks são equipamentos conhecidos pela sua praticidade. Além de permitirem o uso em qualquer espaço, sem a necessidade de uma tomada, eles ainda contam com alguns recursos já inclusos, como o teclado e o touchpad.  Porém, momentos em que alguns deles têm falhas não são incomuns e podem gerar muitas dúvidas em seus usuários. Então, […]

Dicas

4 min

Fala pra gente o que achou Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas em primeira mão

Tags

  • sistema operacional
  • vantagens e desvantagens do linux
Kazuk Hardware – Blog
Feito por Nerau Studio